Não é novidade para o torcedor gremista a ausência de Renato Portaluppi na casamata tricolor. Desde 2010, quando treinou o Grêmio pela primeira vez, Renato acumula 490 súmulas assinadas como treinador do Tricolor. E este número já poderia ser superior aos 500 jogos caso o comandante não tivesse ficado de fora de 28 partidas, seja por suspensão, Covid ou, como foi o caso na maioria das vezes, simplesmente opção.
Nesta quarta-feira (14), contra o Ypiranga, em Erechim, o time será comandado pelo seu auxiliar Alexandre Mendes pela 13ª vez. Renato ficará em Porto Alegre para trabalhar com os principais atletas do elenco.
Ao todo, foram 28 jogos disputados sem Renato presente no banco de reservas. Foram 7 vitórias, 7 empates e 14 derrotas do Grêmio. O aproveitamento não é dos melhores: apenas 33,33% Abaixo, o número de jogos de Alexandre Mendes e de outros sete profissionais que substituíram Renato Portaluppi na casamata:
- Roger Machado: 1 jogo
- James Freitas: 2 jogos
- Felipe Endres: 2 jogos
- César Bueno: 6 jogos
- Victor Hugo Signorelli: 3 jogos
- Thiago Gomes: 1 jogo
- César Lopes: 1 jogo
- Alexandre Mendes: 12 jogos
Também em Erechim
Curiosamente, a última vez em que Renato não viajou para comandar uma partida do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho, também foi contra o Ypiranga, em Erechim. O time reserva ficou no empate sem gols com o Canarinho. Alexandre Mendes foi o comandante. O mesmo Alexandre Mendes que comandou a vitória por 3 a 0 sobre o Cruzeiro, em agosto de 2023, na Arena, pelo Brasileirão.
Outra curiosidade envolve a temporada de 2011. Na quinta rodada do Gauchão, aconteceu a disputa de um Gre-Nal, em Rivera, no Uruguai. O Grêmio venceu pelo placar de 2 a 1, com gols de Bruno Collaço e Lins. Roger Machado foi o treinador do time reserva que venceu o primeiro clássico disputado no exterior. Naquela oportunidade, Renato optou por ficar trabalhando com a equipe titular que faria sua estreia na fase de pré-Libertadores.
Nesta estatística entra a partida disputada contra o Vila Nova (GO), pela Série B de 2022. O Tricolor venceu por 2 a 1. O detalhe é que Renato havia sido anunciado como técnico do Grêmio um dia antes deste jogo ser disputado. César Lopes, o Cesinha, foi o técnico interino no comando da equipe.
Para a partida desta quarta-feira (14), às 19h, contra o Ypiranga, em Erechim, o treinador mais uma vez será Alexandre Mendes.
*Colaboração: Equipe de pesquisa do Museu do Grêmio (Daison Santana e Lusiane Martinez).