Com a derrota para o São Luiz, o Grêmio foi vice-campeão da Recopa Gaúcha pela segunda vez em seis finais. O outro revés foi em 2020. O cenário foi bastante parecido: técnico interino por opção de Renato Portaluppi e um time alternativo.
Na ocasião, o Grêmio enfrentou o Pelotas, na Boca do Lobo, no primeiro jogo da temporada, em 19 de janeiro. O treinador foi Thiago Gomes, que comandou a equipe de transição na partida.
Os donos da casa abriram o placar com Mateus Santana. O empate gremista veio somente no fim da segunda etapa, com Ferreira: 1 a 1. Nos pênaltis, 5 a 4 para o Pelotas. Darlan, Matheus Frizzo, Isaque e Ruan marcaram para o Grêmio, mas Rodrigues parou em Douglas.
Escalações
- Pelotas: Douglas; Osvaldir, Negretti, Felipe Chaves e Tatto; Felipe Guedes, Mateus Santana, Jean Roberto (Gabriel); Hugo Sanches (Jô), Hugo Almeida (Tadeu) e Juliano. Técnico: Antonio Picoli.
- Grêmio: Brenno; Felipe, Rodrigues, Ruan e Guilherme Guedes; Varela (Da Silva), Darlan; Jhonata Robert (Matheus Frizzo), Patrick (Guilherme Azevedo) e Ferreira; Isaque. Técnico: Thiago Gomes (interino).