Luis Suárez recebeu a medalha do Mérito Farroupilha no início da tarde desta terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Em seu discurso, o uruguaio agradeceu ao acolhimento que o povo gaúcho teve com sua família e disse que acertou em sua escolha de jogar pelo Grêmio em 2023.
Uma pequena multidão se espremeu na tentativa de uma foto, um vídeo ou só para tocar no jogador no corredor que dava acesso ao Vestíbulo Nobre da Assembleia Legislativa. A correria se formou no momento que ele apareceu no andar e se prolongou até o início da cerimônia.
Protegido de perto pelo segurança Fernandão, Suárez sorria e acenava na expectativa de atender quem conseguiu se aproximar na rápida caminhada pelo local.
— Fica, Suárez. Fica, Suárez.
Ao ouvir os gritos, o uruguaio sorriu e baixou a cabeça junto da esposa Sofi Balbi.Em seu discurso de agradecimento, o jogador citou a recepção que encontrou e despistou sobre seu futuro no clube.
— Não é fácil explicar a emoção, o orgulho e a honra que tenho a receber essa medalha. É uma honra. Agradeço ao povo do Rio Grande do Sul com o carinho que me tratam desde o primeiro dia. É uma confirmação de uma grande decisão que minha família tomou a vir para essa cidade. Sabíamos que iriamos ser bem tratados. Queríamos desfrutar. Necessito ser pai, ser marido e ser amigo. Quis que me vissem assim aqui no Rio Grande do Sul. Quis desfrutar de todas as belezas de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Aproveitamos muito. Nosso filhos deixam grandes amizades e deixo um momento lindo que vivi. Agradeço a todos. Foi um orgulho e um prazer. Nos veremos em breve — disse o jogador.
Proponentes da homenagem, o deputado Airton Artus (PDT) e o deputado licenciado Gilmar Sossela (PDT) discursaram e exaltaram os feitos de Suárez com a camisa do Grêmio.
Agradeço ao povo do Rio Grande do Sul com o carinho que me tratam desde o primeiro dia. É uma confirmação de uma grande decisão que minha família tomou a vir para essa cidade.
LUIS SUÁREZ
Atacante do Grêmio
— Você nos inflamou aqui no Rio Grande do Sul, Suárez. Você joga demais, meu imrão. Te desejamos sorte na caminhada — disse Sossela, seguido por Artus na tribuna:
— Esta medalha é a maior honraria que o Estado do RS concede. Quem a recebe, fez história. Por isso, estamos aqui nesta solenidade. Muitos brasileiros e estrangeiros já a receberam. Quando alcança o sucesso é que reconhecemos quem é exemplo.
Ao fim do evento, aconteceu uma quebra do cerimonial. Crianças e adultos começaram a aproveitar as brechas da organização da cerimônia e passaram a subir ao palco em busca de fotos e autógrafos.