Com quatro decisões pela frente no Brasileirão, o Grêmio aposta suas fichas em um retorno da parada para a data Fifa com bom rendimento. Serão quatro partidas em um intervalo de 10 dias. De 26 de novembro, quando visita o Atlético-MG, a 6 de dezembro, quando irá ao Maracanã enfrentar o Fluminense, o Tricolor decidirá seu destino na Série A.
Mas se o clube mantiver o retrospecto das últimas três vezes que retornou da parada, não terá pontuação suficiente para terminar a competição como campeão. O aproveitamento de 58% é o segundo melhor entre os concorrentes do momento. Entre Botafogo e Palmeiras, os outros clubes no G-4, só o Bragantino pontuou mais, com um rendimento de 86% neste recorte.
O confronto com o Atlético-MG dá largada para a série de decisões do Grêmio. O jogo na Arena do Galo tem o potencial de decidir qual será a briga gremista nesses últimos dias de competição. Uma vitória sobre um adversário direto na briga pelo G-4 pode manter o time como um dos postulantes ao título. Ou pelo menos fortalecer a posição do clube na zona de classificação à Libertadores.
— É possível que o Grêmio faça os 12 pontos. Até pelo Atlético-MG não estar jogando bem. Em casa, ele entra em campo mais pressionado. É um jogo ganhável, mesmo que seja o mais difícil da série. Goiás e Vasco estão complicados na tabela. E a partida contra o Fluminense é uma data perto da viagem. Talvez venha um time para fazer um ensaio para o Mundial. De qualquer jeito, não será um time focado. O que torna mais possível para o Grêmio. Não é impossível fazer os 12 pontos — aponta Sérgio Xavier, comentarista do SporTV.
A primeira experiência gremista com os dias sem jogos na data Fifa foi positiva após a pausa entre 12 e 21 de junho. Depois de vencer o América-MG por 3 a 1, o Tricolor goleou o América-MG por 5 a 1 e venceu o Bahia em Salvador por 2 a 1. Também empatou com os baianos na Arena Fonte Nova, em 1 a 1, pela Copa do Brasil. Uma sequência invicta que foi importante para alavancar a campanha.
A segunda série de jogos pós-parada foi de mais dificuldades. O Grêmio perdeu para o Bragantino, empatou com o Corinthians e só foi pontuar na terceira partida da série. A vitória sobre o Palmeiras, na Arena, foi seguida de empate com o Fortaleza no Castelão.
Na terceira data Fifa, o Tricolor voltou ainda mais devagar. Derrotas para Athletico-PR e São Paulo até a reabilitação com as vitórias de virada sobre Flamengo e América-MG. Agora, serão mais quatro rodadas pela frente. Com a disputa pelo topo da tabela totalmente em aberto. E o aprendizado do que fazer após as pausas no calendário.