Para encarar o Corinthians, neste domingo (12), às 16h, em jogo que poderá dar ao Tricolor a liderança do Brasileirão, o time titular poderá sofrer alterações. Renato tem salientado questões de desgaste físico para alternar o 11 inicial, que não foi repetido nas cinco vitórias seguidas. Entretanto, uma coisa é quase certa. Se a tendência seguir, do banco sairá um jogador que fará a diferença no segundo tempo.
No modo Ultimate Team do jogo de vídeo game EA FC (antigo Fifa), existe uma premiação que entrega uma carta para o 12º jogador. Aquele que não é escolhido para a seleção dos melhores titulares do ano, mas que também é reconhecido por ter uma participação importante. No Grêmio, da vida real, quem caminha para receber este reconhecimento é Ferreira. Na arrancada de cinco vitórias seguidas, que lançou o Tricolor para a vice-liderança do Brasileirão, o camisa 10 foi fundamental em três delas — sempre entrando no segundo tempo.
Na virada diante do Botafogo, Luis Suárez foi a grande estrela ao marcar três gols do 4 a 3. Ferreira, entretanto, participou de dois deles. No primeiro, o atacante gremista viu sua finalização ser desviada e encontrar Suárez livre para descontar para 3 a 2. Depois, no gol que deixou o placar empatado em 3 a 3, deu um lençol em Di Plácido e, de trivela, lançou na área para o Pistolero, que concluiu para o gol.
— Ferreira mudou o jogo com a sua principal qualidade, o um contra um. Ele entrou como um jogador totalmente diferente daquele que tentava ser mais protagonista do que de fato era. No segundo gol do Suárez, é uma jogada maravilhosa, com tudo aquilo que a gente pede para ele: vai e joga para os amigos. Foi o que ele fez. Ganhou dos zagueiros e lançou — aponta Cesar Cidade Dias, comentarista da Rádio Gaúcha.
E não foi só diante do Botafogo que o Grêmio se aproveitou de substitutos para conquistar suas vitórias. Quando as coisas não têm dado certo com a formação titular, o banco de reservas tem feito a diferença. Nas partidas recentes, Renato jamais repetiu o time que iniciou os jogos e, exceto contra o América-MG, os nomes decisivos entraram no segundo tempo das partidas.
Diante do Flamengo, o Tricolor foi para o intervalo perdendo por 1 a 0. A virada veio com gols de André Henrique, Ferreira e Nathan, que entraram no segundo tempo. Cristaldo, que também havia saído do banco naquela noite, teve destaque com uma assistência na vitória por 3 a 1.
Algo semelhante aconteceu duas rodadas depois, quando o time gremista superou o Coritiba, fora de casa. Percebendo que sua equipe estava mais próxima de sofrer um gol do que marcar, quando o placar do Couto Pereira marcava 1 a 1, Renato lançou Ferreira no jogo aos 27 minutos do segundo tempo. Onze minutos depois, o camisa 10 garantiu mais uma vitória do Grêmio ao concluir para as redes uma jogada de Luis Suárez e marcar o 2 a 1 no placar.
Por fim, em mais um duelo contra uma equipe da parte de baixo da tabela, o Grêmio enfrentava dificuldades de criar oportunidades diante do Bahia até Lucas Besozzi entrar em campo, aos 22 minutos do segundo tempo. Arisco pela ponta esquerda, o argentino precisou de apenas três minutos para criar uma jogada e servir Suárez, que marcou o gol da vitória gremista por 1 a 0.