Com chances remotas de conquistar o Brasileirão depois de duas derrotas na sequência (Corinthians e Atlético-MG), o Grêmio busca garantir vaga na fase de grupos da Libertadores do ano que vem. Se vencer o Goiás nesta quinta-feira (30), a equipe do técnico Renato Portaluppi assegura seu lugar, ao menos, na fase preliminar da principal competição sul-americana.
Além disso, o Tricolor pode encerrar a 36ª rodada do torneio de pontos corridos dentro do G-4. Caso vença o time goiano, a melhor posição que alcançará será o terceiro lugar. Para isso, precisa que o Botafogo perca para o Coritiba e o Atlético-MG não vença o Flamengo.
Caso empate na Arena nesta quinta, o Grêmio encerrará a rodada entre o quarto e o sexto lugar. Para ficar no G-4, necessitará que o Galo seja derrotado pelo time carioca e o Bragantino não vença o Fortaleza em casa.
Atual quinto colocado, o Tricolor pode se manter na posição mesmo se perder para o Goiás em casa. Para isso, precisaria torcer para que o time paulista não some pontos contra a equipe cearense em Bragança Paulista. Se o Bragantino vencer, o Grêmio fecha a rodada na sexta posição — a pior desde a 29ª rodada do Brasileirão.
Os cenários gremistas
Se vencer - pode ser entre 3º e 5º
Para ser terceiro
- Botafogo precisa perder para o Coritiba
- Atlético-MG não pode vencer o Flamengo
Para ser quinto
- Botafogo soma pontos contra o Coritiba
- Atlético-MG vence o Flamengo
Se empatar - pode ser entre 4º e 6º
Para ser quarto
- Atlético-MG precisa perder para o Flamengo
- Bragantino não pode vencer o Fortaleza
Para ser sexto
- Atlético-MG pontua contra Flamengo
- Bragantino vence o Fortaleza
Se perder - pode ser entre 5º e 6º
Para ser quinto
- Bragantino precisa perder para o Fortaleza
Para ser sexto
- Basta Bragantino pontuar contra o Fortaleza
Se perder - quinto (melhor) ou sexto (pior)
- Quinto - se Bragantino perder para o Fortaleza
- Sexto - se Bragantino pontuar contra o Fortaleza