A história recente dos jogos entre Atlético-MG e Grêmio, em Belo Horizonte, reserva boas recordações para o torcedor do Grêmio. Um motivo a mais de confiança para o confronto direto deste domingo, às 16h, e que definirá quais objetivos ainda serão possíveis para o Tricolor na reta final do Brasileirão. São 80 jogos na história da rivalidade, com 35 vitórias gremistas, 21 empates e 24 derrotas.
Para manter o sonho de título vivo, será necessário uma vitória na Arena MRV sobre a equipe treinada por Felipão. Um tropeço no novo estádio da equipe mineira deixa a vaga direta à Libertadores como destino possível para os gremistas neste fim de ano.
O jogo mais emblemático em solo mineiro aconteceu no fim de 2016. A vitória por 3 a 1 no Mineirão abriu os caminhos para a conquista do título da Copa do Brasil daquela temporada. Com dois gols de Pedro Rocha e um de Everton Cebolinha, o Tricolor venceu a partida de ida das finais da competição. O título se confirmou dias depois na Arena, após o empate em 1 a 1.
Outro momento marcante recente aconteceu em 2015. A vitória gremista por 2 a 0 no Mineirão teve um momento que virou vinheta dos programas esportivos da época. O gol de Douglas, em uma jogada trabalhada da defesa até o ataque, ficou marcado como um dos mais bonitos da competição.
No jogo do Brasileirão de 2023, o Grêmio venceu a partida pelo primeiro turno. Sem Suárez, o Tricolor contou com o gol do volante Ronald para confirmar o resultado positivo por 1 a 0 na Arena.
O retrospecto entre Grêmio x Atlético-MG:
- 80 jogos
- 35 vitórias do Grêmio
- 21 empates
- 24 vitórias do Atlético-MG
- 109 gols pró
- 78 gols contra