A Arena do Grêmio informou nesta sexta (17) que irá trocar nos próximos dias a parte do gramado que foi danificada devido aos shows do cantor Roger Waters, no dia 1º de novembro, e da banda Red Hot Chilli Peppers, nessa quinta-feira (16). A gestora do estádio garante que o campo estará em "condições ideais" nos dois jogos restantes do Tricolor em casa no Brasileirão, contra Goiás e Vasco, nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, respectivamente.
Nos bastidores, a direção gremista demonstrou bastante preocupação com as más condições da grama após a derrota por 1 a 0 para o Corinthians, no dia 12, quando havia muitas irregularidades nas imediações do gol situado próximo à Arquibancada Norte, região onde foram montados os palcos dos shows. O temor do clube é de que o campo ruim prejudique a equipe gremista na reta final do Campeonato Brasileiro.
Após solicitação de GZH, a Arena Porto-Alegrense informou que os danos no gramado ocorreram não só por conta das montagens dos palcos para as apresentações de Roger Waters e Red Hot Chilli Peppers, mas também devido ao volume de chuvas muito acima do normal na primeira quinzena de novembro.
Contudo, a gestora do estádio anuncia que, nesta segunda (20), a 10 dias do próximo jogo, a parte do gramado que foi danificada será retirada e trocada por uma nova grama, que já está sendo cultivada em um viveiro em Santo Antônio da Patrulha. Segundo a empresa, essa medida "assegura a recuperação completa do gramado, garantindo condições ideais para as duas partidas finais da temporada".
Na nota enviada a GZH, a Arena também relata que o planejamento adotado "evidencia o comprometimento (da gestora) em enfrentar adversidades imprevistas, priorizando a manutenção do gramado para cumprir rigorosamente o calendário do futebol, que é a principal prioridade".
Antes dos jogos contra Goiás e Vasco, o Grêmio enfrenta ainda o Atlético-MG, no dia 26 de novembro, em Belo Horizonte.
Confira a nota divulgada pela Arena Porto-Alegrense:
"Durante o mês de novembro, uma série de eventos convergentes impactou a qualidade do gramado da Arena do Grêmio, especialmente na região próxima à Arquibancada Norte. A instalação do palco para os show de Roger Waters e Red Hot Chilli Peppers, aliados a um volume de chuvas na primeira quinzena acima do esperado, acumulando mais de 200 mm, resultou em danos localizados superiores às previsões e que necessitam práticas além dos manejos usuais para resolução.
Diante dessas circunstâncias excepcionais, a administração da Arena adota medidas proativas, mantendo um viveiro de grama em Santo Antônio da Patrulha. Esse viveiro é cuidadosamente tratado, seguindo as mesmas condições aplicadas ao gramado principal, incluindo adubações, cortes, semeadura de grama de inverno, corte vertical, entre outros procedimentos. Esta reserva estratégica está pronta para ser colhida e implantada, na modalidade "ready to play", sempre que necessário.
A partir da próxima segunda-feira, dia 20/11, será iniciado o processo de colheita desta grama, seguido pela remoção da área danificada e, posteriormente, o plantio da nova grama. Este planejamento meticuloso assegura a recuperação completa do gramado, garantindo condições ideais para as duas partidas finais da temporada.
Este enfoque estratégico, desenvolvido pela equipe de gestão da Arena, evidencia o comprometimento em enfrentar adversidades imprevistas, priorizando a manutenção do gramado para cumprir rigorosamente o calendário do futebol, que é a principal prioridade. Além disso, esse planejamento ressalta a versatilidade da Arena como um espaço multiuso, crucial para o equilíbrio financeiro do empreendimento".