Apesar do vice-presidente de futebol do Grêmio, Antonio Brum, afirmar que Renato Portaluppi é o treinador do clube mesmo após os resultados negativos nas últimas rodadas do Brasileirão, o técnico não garante a permanência em 2024. O Tricolor foi derrotado por 3 a 0 para o São Paulo, nesse sábado (21).
Em entrevista coletiva após a partida, Renato explicou a escalação inicial para o duelo válido pela 28ª rodada do Brasileirão e se esquivou quando foi questionado sobre permanecer em 2024.
— Eu gosto demais de trabalhar no Grêmio. Tenho uma amizade de anos com o presidente Guerra, mas nem por isso quer dizer que vou permanecer no Grêmio. (...) O ano que vem, independente da minha permanência, também tem que ver se o clube quer ficar comigo, não sou eu que decido isso. Eu não mando no clube, tenho superiores, e eu sempre respeitei muito a hierarquia, mesmo muita gente achando que não, e vou continuar respeitando — disse.
Além de tratar sobre a permanência, Renato falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo Grêmio na temporada, principalmente financeiras. Segundo o treinador, o clube está se reestruturando e teve que diminuir a folha salarial em quase R$ 4 milhões de uma temporada para outra.
— Comecei o ano com o (Paulo) Caleffi e com o (Antonio) Brum, e a gente procurou buscar o melhor para o clube. Vocês têm que entender que desde o início do ano, estamos tendo muitos problemas financeiros. Mas eu tô aqui para matar no peito toda a responsabilidade — explicou.
Além disso, Renatou exaltou a campanha do Grêmio no campeonato, jogando a responsabilidade do título para as equipes que têm mais poder de investimento. Porém, também lamentou a ausência de um grupo com jogadores mais decisivos na reta final da temporada.
— Quem tem que ganhar o título brasileiro? É quem investe mais. A responsabilidade maior é dos outros clubes. Nós não investimos porque não tínhamos condições, pelo contrário, tivemos que diminuir a folha. Chagam os momentos decisivos e você precisa ver o seu grupo em comparação com os outros grupos. O Grêmio se mantém no G-4 há muito tempo. Mas, quanto mais qualidade você tiver no futebol, mais chances tem de ganhar um título — finalizou.