O Grêmio enfrentará o Cruzeiro, neste domingo (15), na decisão da Copa do Brasil sub-20. O confronto está marcado para as 11h, no Mineirão, em Belo Horizonte. Quem vencer irá levantar o caneco da competição pela primeira vez.
Entretanto, o técnico Airton Fagundes não terá força máxima da escalação por três razões: suspensões, lesões e jogadores promovidos ao elenco principal. Durante a campanha gremista, jovens mais valorizados, como Lucas Milla, Cuiabano e Ronald foram utilizados, porém agora não estão à disposição.
Os dois primeiros lesionados, enquanto o último está na seleção brasileira sub-23, que irá disputar o Pan. Também estão machucados o volante Hiago Marreta e o atacante Lian, outros destaques do time e que já foram observados nos treinamentos do time principal.
Este fator, aliás, também é motivo para o Grêmio estar mais desfalcado ainda em Belo Horizonte, pois o lateral-esquerdo Wesley Costa e os volantes João Araújo e Josué estão treinando no elenco de Renato Portaluppi. Por fim, o zagueiro Paulo tem um problema físico e o atacante Gustavo Gomes está suspenso pelo terceiro amarelo.
No total, são 10 ausências. Entretanto, apostando na base da geração nascida em 2005, que no ano passado foi vice-campeã da Copa do Brasil sub-17, o Grêmio vai em busca agora da taça na categoria superior.
Quem é quem no Grêmio sub-20
Cássio
Titular do time vice-campeão da Copa do Brasil sub-17 no ano passado, Cássio começou a temporada atrás de Arthur e Thiago Beltrame, mas conquistou o seu espaço e a titularidade, mesmo no primeiro ano de sub-20. É pegador de pênaltis.
Igor
Outro da geração 2005, uma das mais promissoras do histórico recente da base gremista, também tem 18 anos e já foi titular na conquista do Gauchão. Decisivo no ataque, marcou gols nas quartas de final e na semifinal.
João Ramos
Aos 20 anos, é um dos mais experientes do elenco e acumula disputa de duas Copas São Paulo. Este ano, foi relacionado por Renato Portaluppi para jogos do profissional e ficou no banco de reservas. É o capitão que poderá erguer a taça.
Viery
Também tem passagens recentes pelo elenco profissional e é outro jogador da Geração 2005 do Tricolor. Além da imposição física, destaca-se pelos gols de cabeça. Já foram três na temporada.
José Guilherme
Quando Reinaldo se lesionou, Cuiabano não estava na melhor forma e Diogo Barbosa seguia sob desconfiança, foi em José Guilherme que Renato Portaluppi confiou para subir aos profissionais. Ele não chegou a estrear, porém ficou no banco em cinco partidas, entre Gauchão, Copa do Brasil e Brasileirão. Também com 18 anos, ganhou espaço por sua característica ofensiva.
Caio Araújo
Volante canhoto, de bom passe e chegada ao ataque. Tem 18 anos e potencial para amadurecimento. Tornou-se titular ao longo da campanha pelas das ausências dos principais jogadores da função.
Kaick
A decisão pode ser justamente o primeiro jogo de Kaick como titular na Copa do Brasil. São tantos volantes que não estão à disposição de Airton Fagundes, que chegou sua vez de ganhar oportunidade. Aos 17 anos, também do time vice-campeão do ano passado, joga mais postado, protegendo a área. Costuma aparecer na área adversária para cabecear.
Cheron
É um organizador de jogo. Mesmo na reserva, acumulou três assistências na última Copa São Paulo de Futebol Júnior. Atuava como volante, porém foi fixado como meia-armador por Airton Fagundes após a ida de Kauan Kelvin para o Braga. Com a mudança, já marcou quatro gols na temporada, entre jogos de Brasileirão, Gauchão e Copa do Brasil sub-20.
Rubens
Canhoto, que parte da ponta direita, corta para dentro do campo e finaliza colocado. Rubens já marcou vários gols desta forma pelo Grêmio e foi decisivo nos mata-matas da Copa do Brasil e do Gauchão sub-20. No time principal, foi usado por Renato em jogos contra Ypiranga e São Luiz, no Estadual.
Alysson
Com Gustavo Gomes suspenso e Lian lesionado, o garoto Alysson Edward, também canhoto, terá a oportunidade de iniciar como titular a decisão diante do Cruzeiro. Aos 17 anos, é um reserva que entra com frequência nos jogos do time, imprimindo velocidade pela esquerda.
Nathan Fernandes
Ninguém fez mais gols que Nathan Fernandes na Copa do Brasil. Balançando as redes em cinco vezes, ele tem a chance de se consolidar como artilheiro na decisão, já que está igualado com Kanu (Remo) e Arthur (Fluminense). Apontado como uma das promessas do futebol brasileiro pela CBF, o atacante surgiu como ponta, porém consolidou-se jogando centralizado no ataque gremista, o que potencializou sua capacidade goleadora.