A sequência de três jogos sem vitória mudou as expectativas do Grêmio no Campeonato Brasileiro. Se antes o objetivo era alcançar o líder Botafogo, a disputa agora é por permanecer no G-4. A matemática mostra o Tricolor ainda em situação confortável na briga por Libertadores, mas quase sem chance de título.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, especialista em probabilidades no futebol, a chance do Grêmio ser campeão brasileiro é inferior a 1%. O Tricolor aparece com apenas 0,49% de possibilidade de ser campeão. O líder Botafogo tem 90,5%. Apenas Bragantino (6%) e Flamengo (1,5%) superam 1%.
Libertadores
Quarto colocado, o Grêmio ainda mantém boas chances de disputar a Libertadores do ano que vem. Segundo a UFMG, o Tricolor tem 60,1% de possibilidade de confirmar uma classificação para a maior competição continental.
O departamento de matemática calcula que 66 pontos garantirão uma vaga na Libertadores. Quem fizer 62 tem acima de 99% de chances de ficar com uma vaga. O Grêmio tem no momento 44 pontos. Faltando 11 rodadas, o Tricolor ainda irá disputar 33 pontos.
Grêmio no Brasileirão
- Chance de título: 0,49%
- Libertadores: 60,1%
- Rebaixamento: 0,001%