A vitória sobre o América-MG fez com que o Grêmio continuasse vivo na disputa por uma vaga direta na Libertadores, mas ao mesmo tempo acendeu um sinal de alerta. Os três gols sofridos para o lanterna fizeram o Tricolor se tornar momentaneamente a quarta pior defesa do Brasileirão, tendo sido vazada 45 vezes em 30 rodadas.
Até agora, o Tricolor só conseguiu passar ileso em seis jogos do campeonato. Ou seja, não sofreu gols contra Santos, Fortaleza, Atlético-MG, Cruzeiro, Cuiabá e Palmeiras, sempre como mandante.
Para efeitos de comparação com os adversários diretos da tabela, Botafogo e Atlético-MG ficaram em branco 14 vezes. Em seguida, aparecem Bragantino (13), Palmeiras (12), Flamengo (11) e Athletico-PR (8).
— Temos esta coisa negativa de estar sofrendo muitos gols. Em compensação, temos o ataque mais efetivo do campeonato. O Botafogo é líder disparado e o Grêmio tem o melhor ataque. Eu sei que a gente precisa continuar fazendo gols e sofrer menos, mas é difícil. Temos que ter o meio-termo e vamos continuar treinando — ponderou o técnico Renato Portaluppi durante a entrevista coletiva na Arena Independência.
Apesar da justificativa do treinador, a comparação é inevitável. Com o atual desempenho, antes dos jogos deste domingo (29), o Tricolor só foi vazado menos do que Santos (53 gols sofridos), Coritiba (61) e o próprio América-MG (64). Curiosamente, equipes brigam na parte de baixo da tabela de classificação, contra o rebaixamento.
— A gente precisa treinar mais, mas também precisa de mais tempo. Temos que levar em consideração duas coisas. Toda hora é uma equipe diferente. Hoje (sábado), os dois zagueiros foram diferentes de novo (Bruno Alves e Bruno Uvini). Então, o entrosamento não é o mesmo. E a segunda coisa é que o nosso time é bastante ofensivo. Para mim, é muito fácil tirar um ou dois atacantes e botar mais um volante ou zagueiro. Vamos sofrer menos pressão do adversário — avaliou Renato.
Relembre os jogos em que o Grêmio não sofreu gols:
- 16/4: Grêmio 1x0 Santos (1ª rodada)
- 14/5: Grêmio 0x0 Fortaleza (6ª rodada)
- 22/7: Grêmio 1x0 Atlético-MG (16ª rodada)
- 27/8: Grêmio 3x0 Cruzeiro (21ª rodada)
- 3/9: Grêmio 2x0 Cuiabá (22ª rodada)
- 21/9: Grêmio 1x0 Palmeiras (24ª rodada)