Foi muito mais sofrido que o esperado. Em jogo marcado pela fragilidade defensiva, principalmente no seu setor esquerdo, o Grêmio levou três gols do lanterna América-MG no sábado, na Arena Independência, mas conseguiu a vitória graças a uma noite iluminada de Luis Suárez.
O uruguaio marcou um gol, sofreu um pênalti convertido por Reinaldo e deu duas assistências, para Galdino e Cristaldo, para o 4 a 3 sobre o América-MG. O compatriota do Pistolero, Gonzalo Mastriani, duas vezes, e Rodriguinho anotaram para o Coelho.
O Grêmio, assim, quebrou uma seca de quase quatro meses sem vencer longe da Arena e garantiu sua permanência na zona de classificação para a Libertadores por, pelo menos, mais uma rodada.
O assunto no vestiário gremista repetiu o que já havia acontecido em outras partidas do Brasileirão. Renato Portaluppi voltou a reclamar da falta de tempo para treinar e usou isso como um dos fatores para a dificuldade defensiva da equipe. Outro ponto do treinador foi a postura ofensiva do Grêmio, que em Belo Horizonte contou com um quarteto formado por Galdino, Cristaldo, Besozzi e Suárez no início da partida.
— A gente precisa treinar mais, mas também de mais tempo. Temos de levar em consideração que cada hora é um time diferente e falta entrosamento, outra que nosso time é ofensivo. Poderia tirar um atacante e colocar mais um zagueiro ou um volante, mas o meu estilo é esse. Ou recuo a equipe ou vamos seguir tomando e também vamos fazendo. Temos que buscar o equilíbrio. Temos que treinar, mas nesse momento não podemos treinar muito, são jogos em cima de jogos — apontou Renato, que fez elogios ao América-MG apesar do virtual rebaixamento dos mineiros.
— Vi os últimos jogos do América. Vi contra Botafogo, Corinthians e Athletico-PR e jogaram bem. É difícil saber porque estão nessa situação. Sabemos que eram franco atiradores e tinham chance de vencer. Começamos bem, viramos, sofremos a virada e viramos de novo. O mais importante é que conseguimos os três pontos — declarou.
Renato ainda seguiu analisando a oscilação do Grêmio no Brasileirão. O treinador citou que isso aconteceu com todos os times ao longo do campeonato e exaltou o fato de o Tricolor ter se mantido na parte de cima da classificação ao longo do Brasileirão.
— Todos os times oscilaram. Claro que não tenho a ver com os outros, devo me preocupar com a gente, mas é inevitável oscilar no campeonato. Oscilamos, mas seguimos na parte de cima da tabela. É procurar melhorar no vídeo e aproveitar o pouco tempo no campo. Temos trocado jogadores, eles se conhecem, mas o entrosamento não é o mesmo. Tem jogador com terceiro amarelo, outros machucados, mudanças táticas. Você não consegue colocar sempre a mesma equipe. Mas tivemos muita entrega nos últimos jogos.
Se a atuação coletiva do Grêmio deixou a desejar, no ponto de vista individual, o gol marcado representou uma recuperação para Cristaldo. Na saída do Independência, o argentino reconheceu que vinha sofrendo pela queda de rendimento, mas que acredita que agora virou a página na má fase.
— Queria fazer o gol. Na verdade, não vinha fazendo algumas coisas boas, e o gol veio para me dar tranquilidade sabendo que tenho apoio dos companheiros e do Renato. Eu não estava passando um bom momento, não vinha jogando bem, o que acontece algumas vezes. É preciso superar, virar a página e seguir trabalhando. Fui reserva contra o Flamengo, entrei e sempre busco fazer as coisas bem. Hoje (sábado) fui bem, o nosso time jogou melhor o segundo tempo e a virada foi justa. Estou feliz de voltar a marcar gol. Precisávamos vencer e conseguimos — declarou o argentino, que fez elogios a Suárez.
— É uma experiência muito boa. Ele faz tudo muito fácil. Para mim, acaba sendo muito mais fácil, aprendo jogando ao lado dele. Hoje (sábado) se viu isso, deu assistências, sofreu o pênalti e fez o gol. É um cara que faz muito para o time. Estamos felizes com ele — completou.
O Grêmio voltará a jogar fora de casa na próxima rodada diante de um integrante da zona de rebaixamento. Na quarta-feira, às 20h, o Tricolor irá encarar o Coritiba, no Couto Pereira, em busca da terceira vitória seguida, o que não ocorre desde o começo de julho, quando bateu América-MG, Coritiba e Bahia em sequência no primeiro turno do Brasileirão.