Ainda com muitos desfalques, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi, aposta na conversa e na mobilização do grupo para buscar a recuperação da equipe na partida contra o Flamengo, nesta quarta (25), às 21h30min. Afinal, além do pouco tempo para treinar e do alto número de desfalques no meio-campo, o treinador também não contará com o craque do time, Luis Suárez, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
A reapresentação do elenco nesta segunda pela manhã (23), dois dias após a derrota por 3 a 0 para o São Paulo, foi marcada por uma reunião de 35 minutos a portas fechadas no CT Luiz Carvalho entre Renato e os jogadores. A conversa não contou com as presenças nem dos dirigentes e nem dos demais integrantes da comissão técnica.
Dos 10 jogadores que ficaram fora da partida no Morumbi, apenas Pedro Geromel, recuperado de desgaste físico, e Reinaldo, que volta de suspensão, participaram do treinamento. Felipe Carballo e João Pedro Galvão, por exemplo, seguem entregues ao departamento médico e dificilmente ficarão à disposição para o jogo contra o Flamengo. Já no setor de ataque, o garoto André Henrique é o único centroavante à disposição.
Renato não conta ainda com Felipe Scheibig, Rodrigo Ely, Cuiabano, Mila, Nathan e Iturbe, lesionados, e com Gustavo Martins e Ronald, na seleção pan-americana. Diante da dificuldade do adversário, embalado a partir da chegada do técnico Tite, o treinador deve adotar um esquema defensivo para a partida na Arena.
A equipe começou a ser esboçada na segunda parte do treino desta segunda, com portões fechados, e será definida na tarde desta terça (24), também sem a presença da imprensa. Diante dos desfalques e da dificuldade do jogo, a tendência é pela manutenção do esquema com três zagueiros, embora com os reforços de Pedro Geromel e Reinaldo.
Escalação do ataque gremista
Já no setor ofensivo, André Henrique é o favorito para substituir Luis Suárez, por ser o único da função. Além disso, não pode ser descartada a entrada do garoto Nathan Fernandes na vaga de Cristaldo, repetindo a substituição feita por Renato no primeiro tempo do jogo contra o São Paulo. Pleiteiam ainda um lugar entre os titulares Galdino, Lucas Besozzi e Ferreira.
Uma provável escalação tricolor teria Gabriel Grando; Pedro Geromel, Kannemann e Bruno Alves; João Pedro, Villasanti, Pepê e Reinaldo; Cristaldo (Nathan Fernandes), Lucas Besozzi (Galdino ou Ferreira) e André Henrique.