Após 140 dias, o Gre-Nal está novamente no horizonte do Grêmio. Após a vitória por 3 a 1 no primeiro turno do Brasileirão, no dia 21 de maio, o Tricolor vive uma outra realidade para o confronto de domingo (8), às 16h, no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Brasileirão. No primeiro turno, a vitória na Arena impulsionou a campanha do clube na competição e tornou possível o sonho de ainda brigar pelo título neste fim de 2023.
Depois do clássico, foram cinco outros triunfos consecutivos, contando Athletico-PR, São Paulo, América-MG, Coritiba e Bahia. E, agora, na véspera do reencontro das duas equipes rivais no returno, o técnico Renato Portaluppi pode aproveitar algumas lições observadas na classificação do Fluminense sobre o Inter, quarta-feira, na Libertadores, para explorar neste final de semana.
A eliminação para o time carioca deixou alguns rastros que poderão ser aproveitados também pelo Grêmio neste domingo. Técnico com passagens pelo Fluminense, Inter e Grêmio, Ivo Wortmann viu que a partida do Beira-Rio apontou o lado esquerdo defensivo da equipe colorada como algo que poderá ser explorado no clássico deste final de semana.
O setor rendeu ao time de Fernando Diniz o gol da virada no Beira-Rio e o primeiro da partida no Maracanã.
— O Inter, por exemplo, teve esse problema também no primeiro jogo (no Maracanã) que terminou empatado (2 a 2). Saiu o gol pelo lado esquerdo. Estava com o jogo praticamente ganho e levou outro gol pelo mesmo setor do campo. Nesses dois jogos, vi uma dificuldade do Inter se defender no lado esquerdo — disse.
Apesar das dificuldades defensivas, Ivo Wortmann elogiou a atuação do time treinado por Eduardo Coudet. A observação da eliminação colorada não deixou apenas registros de dificuldades. O enfrentamento feito no Beira-Rio, principalmente a capacidade de pressionar a saída de bola do adversário, chamou a atenção do ex-técnico da dupla como algo que poderá trazer problemas para Renato no próximo clássico.
— O que posso dizer é que gostei muito da atuação do Inter. Comandou a partida até quase o final. Caiu um pouco no segundo tempo e deu corda para o Fluminense. O time marcando, sem deixar o Fluminense jogar. Não sei o que aconteceu, parece que o jogo se abriu no final. Aí perdeu a partida — apontou Ivo Wortmann.
Comentarista da partida entre Fluminense e Inter para o canal Paramount, Paulo Vinícius Coelho entende que o Grêmio poderá levar vantagem em um outro setor neste Gre-Nal. Com a suspensão de Hugo Mallo, e o provável retorno de Bustos ao time titular, PVC acredita que o time de Renato poderá priorizar as investidas contra o lado direito da defesa colorada.
— Uma hipótese é jogar o Ferreira em cima do Bustos, que tem dificuldade de marcação conhecida a ponto do Mallo ter entrado para marcar o Keno. O Galvão é mais meia e o Ferreira é mais ponta. Com dois atacantes, com alguém junto ao Suárez, tem essa dificuldade que se mostrou quando o Fluminense jogou com dois atacantes em cima dos zagueiros do Inter — comentou.
PVC também entende que o cansaço após uma partida desgastante física e psicologicamente como a da última quarta-feira poderá favorecer ao Grêmio. O enfrentamento entre Suárez e Mercado, ambos com 36 anos, é algo que tem a tendência a dar vantagem ao lado azul após a semana ser toda dedicada a treinos e recuperação física.
O último ajuste para o Gre-Nal 440 acontecerá no treino desta sexta-feira (6) pela manhã, no CT Luiz Carvalho. Renato deve levar até momentos antes da partida o mistério da escalação gremista. Villasanti, João Pedro Galvão, Luan e Galdino, todos cotados a começar, como titulares no Beira-Rio, não participaram dos treinos do início da semana. A atividade de quinta, sem a presença da imprensa, encaminhou a escalação. A tendência é de que o quarteto esteja à disposição para o jogo.