Com 18 derrotas em 29 partidas, o América-MG soma quase um turno de resultados negativos no Brasileirão. São apenas 19 pontos conquistados e é uma questão de tempo para o rebaixamento, embora ainda exista um pingo de esperança em Belo Horizonte. Neste sábado (28), o Coelho receberá o Grêmio no Independência. Na rodada seguinte, visitará o Inter.
A última vez que o América-MG venceu um jogo foi em 3 de setembro — um 2 a 0 diante do Santos, no Horto, em confronto direto contra o rebaixamento. Só que, desde então, foram oito partidas, com três empates e cinco derrotas. Por isso, restando nove rodadas, conforme a projeção dos matemáticos da UFMG, as chances de descenso do Coelho é de 99,82%.
— Cada vez mais perto, mesmo existam chances matemáticas de chegar aos 45 ou 46 pontos. Mas, virtualmente, a situação é difícil — aponta Edivaldo Miranda, repórter da Rádio O Tempo.
Em nenhum dos resultados negativos, porém, o time mineiro foi uma presa fácil. Pelo contrário, todas as derrotas foram por apenas um gol de diferença. Como a da última rodada, quando até saiu na frente do Athletico-PR, mas levou a virada e terminou batido por 3 a 2.
— Não podemos abandonar, não podemos desmotivar, temos que continuar competindo — destacou Bustos após derrota para o time paranaense.
Para enfrentar o Tricolor, o técnico Fabián Bustos não poderá contar com o atacante Rodrigo Varanda, que ainda se recupera de lesão. Em contrapartida, o zagueiro Ricardo Silva, que cumpriu suspensão na última rodada, está de volta. Sendo assim, a provável escalação do Coelho terá Jori; Rodriguinho, Ricardo Silva, Iago Maidana, Danilo Avelar e Marlon; Martínez, Juninho e Benítez; Felipe Azevedo e Mastriani.