Esta não foi a primeira vez que Renato Portaluppi saiu correndo do Beira-Rio para embarcar em um voo para o Rio de Janeiro. Há cinco anos, quando o Grêmio venceu o Inter por 2 a 1, pelo Gauchão, o técnico gremista fez a mesma coisa, mas com uma diferença. Após a partida, ele fez um pronunciamento de aproximadamente um minuto e saiu.
Na última rodada da fase classificatória do Gauchão 2018, o Grêmio precisava vencer o Inter no Beira-Rio para garantir classificação para os mata-matas e também evitar o descenso. O resultado, construído com dois gols de Luan, ainda impactou em mais dois clássicos nas quartas de final.
Após o jogo, em um pronunciamento de 57 segundos, Renato se desculpou com a imprensa por não estender a entrevista e justificou pelo fato do jogo ter sido paralisado em razão de uma lesão do árbitro Jean Pierre Lima.
— Problema foi que, infelizmente, o Jean Pierre sentiu a perna. Falei lá dentro para ele que, se não tem condições, sai. Meu voo tem horário — brincou.
A grande polêmica do último Gre-Nal foi o fato de Renato não ter participado da entrevista coletiva para explicar a derrota para o Inter. Ainda no Beira-Rio, o presidente Alberto Guerra admitiu incômodo com a situação e disse que o assunto será tratado na reapresentação do elenco.