Com intervalo de oito dias até o próximo jogo, o Grêmio terá seis atividades antes de encarar o Fortaleza, no dia 30 de setembro, às 16h, na Arena Castelão, pela 25ª rodada do Brasileirão. A viagem poderá ser realizada em voo fretado para diminuir o desgaste para o duelo.
Depois da atividade desta sexta-feira (22), que foi fechada e apenas regenerativa para os principais jogadores, o grupo ganhará folga no final de semana. A reapresentação será segunda-feira (25). A delegação treinará em Porto Alegre até a próxima quinta (28). Depois, viajará até o Ceará. A ideia é treinar em Fortaleza na véspera da partida. O duelo no Nordeste antecede o clássico Gre-Nal 440, que ocorrerá no dia 8 de outubro, um domingo, às 16h, no Beira-Rio.
O Grêmio considera os três pontos fundamentais para seguir na briga pelo título do Brasileirão. Um fato que pode favorecer o time de Renato Portaluppi é o envolvimento do Fortaleza na semifinal da Copa Sul-Americana, na qual enfrenta o Corinthians. A partida contra o Tricolor ocorre entre os dois jogos pela competição continental. Por isto o time cearense pode poupar alguns titulares no dia 30.
O Grêmio não terá Villasanti, expulso na vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras. Rodrigo Ely está suspenso pelo terceiro amarelo, além de lesionado. Em compensação Kannemann retorna.
Se vencer, o Grêmio encerrará seca de vitórias como visitante no Brasileirão: a última foi em 1º de julho, na Arena Fonte Nova, contra o Bahia, 2 a 1.