Após a derrota para o Santos, o técnico Renato Portaluppi pode fazer cinco mudanças no time do Grêmio para o enfrentamento diante do Cruzeiro, no domingo (27), na Arena. O jogo, válido pelo Brasileirão, também pode ser utilizado para que o meia-atacante Luan ganhe mais minutos desde seu retorno ao Tricolor.
No dia 27 de julho, Luan desembarcou em Porto Alegre para vestir novamente a camisa do Grêmio. Naquele momento, a comissão técnica do Tricolor estimava que o jogador pudesse voltar a atuar em um mês, justamente na partida diante dos mineiros. Porém, o movimento foi adiantado, e o camisa 7 foi utilizado no dia 13, na vitória sobre o Fluminense. Entrou aos 41 minutos do segundo tempo e permaneceu por pouco mais de 15 minutos em campo.
Depois da ovação e dos primeiros toques na bola desde o retorno, Luan não foi mais utilizado. Esteve com a delegação nos jogos diante do Flamengo, no Rio de Janeiro, e do Santos, na Vila Belmiro. Permaneceu no banco de reservas em ambas as partidas. Após o jogo em São Paulo, o técnico Renato citou o camisa 7 ao falar da entrada de Everton Galdino na partida.
— Coloquei o Galdino porque ele está voltando de lesão, mas uma hora também precisa recuperar o ritmo de jogo como o Luan precisa, o Lucas (Besozzi) e o Juan (Iturbe) também precisam — explicou.
GZH apurou que Luan chegou em boas condições físicas a Porto Alegre e tem tido bons números nos treinos. Nos jogos contra cariocas e paulistas, além da falta de ritmo de jogo, pesou contra o jogador o fato de Renato entender que o time precisava de outras características. Por isso, contra o Cruzeiro, contando com o apoio da torcida, crescem as chances de o Rei da América de 2017 ser chamado para ingressar na partida ao longo da segunda etapa.
Para enfrentar o Cruzeiro, Renato terá uma semana cheia para treinos e pode mudar o time. Reinaldo, suspenso, dará lugar a Cuiabano. Villasanti e Suárez retornam de suspensão diretamente ao time. Kannemann e Bruno Uvini, atualmente no departamento médico, podem ser também reforços na equipe diante dos mineiros.