O presidente Alberto Guerra foi mais uma voz do Grêmio a reclamar do pênalti que decretou a vitória do Flamengo por 1 a 0 no jogo de volta da semifinal da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (16), no Maracanã. O dirigente questionou os critérios adotados pela comissão de arbitragem da CBF comandada por Wilson Seneme. Apesar da bronca, Guerra mantém a esperança na conquista do Campeonato Brasileiro.
— Queria saber a opinião dele (Seneme) se isso foi pênalti? Quem jogou bola duas vezes na vida sabe que não foi pênalti. É impossível subir sem abrir o braço. Ninguém é pinguim para pular reto. Nem em pelada de praça isso é pênalti — questionou Guerra, que admitiu que irá reclamar formalmente na CBF da arbitragem da partida.
Apesar da eliminação, Alberto Guerra fez questão de ressaltar que vê a temporada do Grêmio acima das expectativas.
— Estamos no final de agosto, é a primeira vez que o Grêmio é eliminado. Até aqui havíamos sido campeões ou estávamos em disputa. Quando o ano começou, nem nos nossos melhores sonhos imaginava ir tão bem, formar time competitivo, encontrar bons jogadores. Isso nos faz pensar em chegar mais longe. Lá atrás poderíamos tratar como bom uma semifinal da Copa do Brasil, mas hoje pensamos que poderíamos, até deveríamos passar — seguiu.
Depois da queda na Copa do Brasil, Alberto Guerra não joga a toalha no Brasileirão. Ele lembrou da arrancada que o clube teve no segundo turno de 2010 para sair da zona de rebaixamento para o G-4 sob o comando de Renato Portaluppi para justificar a crença de que é possível alcançar o Botafogo.
— Agora é concentrar no Brasileirão. Lembro na primeira passagem do Renato, em 2010, eu assumi nessa época, final de agosto, tinha todo o segundo turno. Fizemos 42 pontos (a pontuação correta foi 43). Se repetirmos aquela campanha tendo 33 e um jogo a menos, a gente briga pelo título. Enquanto tiver chances, vamos brigar pelo título. O Grêmio sempre entra para brigar. A gente sabe da diferença do Botafogo, sabe que é difícil, mas vai buscar o título enquanto houver chance — projetou.
O Grêmio iniciará sua campanha no segundo turno do Brasileirão no próximo domingo (20), às 16h, diante do Santos, na Vila Belmiro. O Tricolor é atualmente terceiro colocado, com 33 pontos, 14 atrás do líder Botafogo.