No próximo domingo (20), o Grêmio irá reencontrar um adversário que costuma impor dificuldades. No jogo contra o Santos, na Vila Belmiro, o Tricolor terá mais um embate com Diego Aguirre, técnico recém contratado pela equipe paulista. Em seis confrontos, foram duas vitórias para o treinador uruguaio, apenas um triunfo gremista e três empates.
A única vez que o Grêmio levou a melhor foi em 2018. Sob o comando de Renato Portaluppi, os gaúchos venceram de virada, por 2 a 1, impedindo o São Paulo de assumir a liderança do Brasileirão. Everton marcou os dois gols tricolores. Diego Souza descontou aos paulistas.
Os outros cinco confrontos foram todos com Aguirre comandando o Inter. Em cinco clássicos, o uruguaio venceu o Grêmio duas vezes e empatou em outras três. O último duelo terminou com vitória de Aguirre, por 1 a 0, no Beira-Rio, também pelo Brasileirão, no ano que terminou com o rebaixamento do Tricolor à Série B.
Como jogador
Aguirre também foi jogador do Inter, em 1989, e disputou três Gre-Nais. O histórico é equilibrado, com uma vitória, uma derrota e um empate. O ex-atacante participou do Gre-Nal do Século, válido pela semifinal do Brasileirão de 1988.
Ele entrou no intervalo, no lugar do volante Leomir, e ajudou o time colorado a construir a virada, de 2 a 1, com dois gols do centroavante Nilson.
Aguirre contra o Grêmio como técnico
- Inter 1x0 Grêmio (Brasileirão 2021)
- Grêmio 0x0 Inter (Brasileirão 2021)
- Grêmio 2x1 São Paulo (Brasileirão 2018)
- Inter 1x0 Grêmio (Gauchão 2015)
- Grêmio 0x0 Inter (Gauchão 2015)
- Grêmio 0x0 Inter (Gauchão 2015)