A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta quinta-feira o áudio da comunicação entre a equipe de arbitragem durante o jogo entre Grêmio e Flamengo, pelas semifinais da Copa do Brasil. Os cariocas venceram por 1 a 0, e garantiram vaga na decisão da competição nacional.
O lance mais polêmico do jogo foi o pênalti, cometido pelo zagueiro Rodrigo Ely, que foi assinalado pelo Bráulio da Silva Machado após consulta ao VAR. Aos 23 minutos do segundo tempo, Luiz Aráujo cobrou escanteio. Léo Pereira cabeceou, e a bola bateu no braço do defensor gremista.
— O braço está aberto, ele (Rodrigo Ely) salta com o braço aberto — afirmou o árbitro de vídeo Wagner Reway, solicitando que Bráulio conferisse a imagem novamente.
— Acha que é o braço de bloqueio? — questionou Bráulio.
— Ele salta com o outro braço de disputa e esse está aberto. Ele (Léo Pereira) está cabeceando ao gol e o braço está na posição da bola que está em direção ao gol — respondeu Reway.
— Braço de bloqueio... Jogador salta... Um braço está embaixo e outro aberto. Estou retornando com tiro penal e cartão amarelo para o número 5 — decretou Bráulio.
Com o pênalti confirmado, Arrascaeta foi para a cobrança e marcou, praticamente acabando com as chances de uma reação gremista. Após a partida, tanto o técnico Renato Portaluppi quando o presidente Alberto Guerra criticaram a decisão do juiz, citando a falta de critério em lances similares ocorridos em situações parecidas em confrontos anteriores.