A vitória sobre o Fluminense de Fernando Diniz marcou para Renato Portaluppi a última oportunidade de fazer observações no Grêmio antes do duelo decisivo com o Flamengo pela semifinal da Copa do Brasil. Após perder por 2 a 0 na Arena, o Tricolor precisará vencer por, pelo menos, três gols de diferença para obter a classificação para a final no tempo normal. O cenário exige do treinador gremista achar um equilíbrio entre ser ofensivo e não tornar o time frágil na marcação diante de um rival do porte do Rubro-Negro.
Confira as opções de Renato para montar o Grêmio no Maracanã:
As ausências de Kannemann e Bruno Uvini tornam pouco provável que Renato Portaluppi escale o Grêmio com três zagueiros. Assim, a formação no Maracanã deverá ter uma linha de quatro defensores, com Rodrigo Ely e Bruno Alves como zagueiros e Reinaldo na lateral esquerda. Uma dúvida surge na lateral direita, mas a escalação mais provável tem João Pedro como titular com Fábio indo para o banco de reservas.
Manutenção da dupla de ataque
Renato tem como primeira opção repetir contra o Flamengo o sistema tático usado diante do Fluminense, com João Pedro Galvão atuando ao lado de Suárez no ataque. Nesse cenário, Carballo, poupado no domingo, briga por uma vaga com Pepê ao lado de Villasanti. O garoto Ronald retorna naturalmente ao banco.
Essa formação dá ao Tricolor a capacidade de ter maior peso ofensivo contra a zaga rubro-negra em uma partida na qual os gaúchos precisam marcar, pelo menos, dois gols. Em contrapartida, o 4-4-2- deixa o Grêmio com um homem a menos no meio-campo.
Tripé no meio-campo
Depois de iniciar no 4-4-2 contra o Fluminense, Renato Portaluppi alterou a formação da equipe aos 12 minutos do segundo tempo com a entrada de Pepê. O Tricolor, então, passou a jogar no 4-1-4-com Pepê como primeiro volante e Ronald e Villasanti adiantados. Nesse cenário, Carballo entraria no lugar do garoto Ronald para fechar o trio de volantes, uma formação que dá maior sustentação defensiva, mas que retira um atacante, no caso JP Galvão, do 11 inicial.
Retorno de Cristaldo no 4-2-3-1
Renato Portaluppi nunca escondeu sua preferência por atuar no 4-2-3-1, sistema que acabou ficando em segundo plano pela carência de pontas na equipe. Com Ferreira, o treinador passou a ter um extrema como titular — ainda tem Iturbe e Lucas Besozzi como opções — e voltará a ter um meia à disposição com a a recuperação de Cristaldo, que deve ser relacionado para viajar ao Rio de Janeiro. O argentino é alternativa para ser o meia atrás de Suárez. Nesse caso, Pepê e Carballo brigam por um lugar ao lado de Villasanti.
Grêmio e Flamengo se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h30min, no Maracanã. Como a CBF aboliu o critério de maior peso ao gol de visitante, qualquer vitória do Tricolor por dois gols de diferença levará a decisão para os pênaltis. A classificação no tempo normal virá somente com um triunfo a partir de três gols de diferença.