
Se Renato Portaluppi comanda o Grêmio em mata-matas, a chance de o Tricolor avançar até as fases decisivas da competição é grande. O treinador tem retrospecto respeitável em torneios assim.
Nas 13 vezes que disputou Copas do Brasil, Libertadores e Mundial, chegou à final em quatro vezes, em semifinais em seis, nas quartas em duas e foi desclassificado antes só uma vez — contra o Independiente del Valle na Pré-Libertadores de 2021, quando acabaria demitido.
Na quarta, após a classificação contra o Bahia para as semifinais da Copa do Brasil, Renato falou sobre seu retrospecto na competição:
— São coincidências (jogos sendo disputados nos pênaltis), o Igor (Povoa, assessor) estava falando que disputei sete quartas de final e ajudei a passar em seis. Perdemos para o Athletico-PR em 2019, quando tivemos um pênalti legítimo não dado. Acredito em trabalho e trabalhamos todos os dias, muito.
Pela Copa do Brasil, Renato foi campeão em 2016, contra o Atlético-MG, e chegou à final contra o Palmeiras, em 2020, mas foi derrotado nos dois jogos da decisão. Nas semis, parou no Athletico-PR em duas vezes, 2013 e 2019, e no Cruzeiro, em 2017. Contra o Flamengo, em 2018, perdeu nas quartas.
Campeão com o Grêmio em 2017 na Libertadores, Renato parou na semifinal por duas vezes da competição sul-americana. Em 2018, dentro da Arena, foi desclassificado pelo River Plate. Um ano depois, foi goleado pelo Flamengo por 5 a 0 e caiu também na mesma fase do campeonato. Em 2020, parou para o Santos nas quartas de final.
Contra o Flamengo, ainda sem datas definidas, o treinador terá a oportunidade de avançar para a disputa de mais um título na casamata gremista. Para isso, precisará superar os cariocas e vencer a final (América-MG, Corinthians, São Paulo e Palmeiras disputam vaga).
Histórico do Grêmio com Renato na Copa do Brasil
- 2013: eliminado na semifinal para o Athletico-PR
- 2016: campeão sobre o Atlético-MG
- 2017: eliminado na semifinal para o Cruzeiro
- 2018: eliminado nas quartas para o Flamengo
- 2019: eliminado na semifinal para o Athletico-PR
- 2020: perde a final para o Palmeiras
- 2023: classificado para as semifinais contra o Flamengo
Histórico do Grêmio com Renato na Libertadores
- 2017: campeão sobre o Lanús
- 2018: eliminado na semifinal para o River Plate
- 2019: eliminado na semifinal para o Flamengo
- 2020: eliminado nas quartas para o Santos
- 2021: eliminado na pré para o Independiente del Valle
Histórico do Grêmio com Renato em Mundiais
- 2017: perde a final para o Real Madrid