Após implementar sistema com três zagueiros, que rendeu quatro vitórias consecutivas nos últimos jogos, o Grêmio deverá ter nas alas, contra o Flamengo, no domingo (11), jogadores diferentes pela primeira vez.
Sem Fábio, lesionado, e Reinaldo, suspenso, Renato Portaluppi tende a confirmar João Pedro e Cuiabano como titulares. O Tricolor utilizou a base com três defensores, que gera mais liberdade para os laterais, que acabam sendo projetados de forma mais ofensiva, no total, em seis jogos.
João Pedro atuou na vaga contra o ABC, em Natal, pela Copa do Brasil, neste esquema. Na ocasião, ele atuou por 88 minutos na formação que não teve um centroavante em função da preservação de Luís Suárez. O rendimento garantiu a vitória por 2 a 0 e a vaga na terceira fase da competição. Posteriormente, antes da fixação do esquema, contra o Palmeiras, ele esteve ausente por lesão muscular.
A recuperação do camisa 18 andou dentro do projetado e, nas últimas partidas, ganhou minutos para acumular ritmo de jogo pelo período afastado do time. O clube projeta que o atleta tenha condições de suportar 90 minutos.
Cuiabano teve quatro aparições entre os profissionais. Apenas uma no lugar em que está acostumado a jogar. O jovem foi titular contra o São Luiz, em Ijuí, em fevereiro, como lateral. Depois, contra Inter, Athletico-PR e Cruzeiro, como meia pela esquerda.
Em todos os confrontos no 3-4-3 ou 5-4-1, a comissão técnica colocou Fábio e Reinaldo desde o começo. Porém, diante do Flamengo, no Rio, os dois serão baixas. Diogo Barbosa, que chegou a abrir o Brasileirão como titular, está em negociações com o Fluminense e deve ficar de fora para não estourar a cota de sete jogos na Série A e impedir a transferência para outra equipe.
Os dois próximos treinos definirão a escalação. Desta forma, outras possibilidades serão analisadas, mas tudo indica que o Grêmio terá novidades pelos lados no Maracanã.