Negociado pelo Grêmio em fevereiro de 2021 por 15 milhões de euros, o atacante Pepê caiu nas graças da torcida do Porto, curiosamente, atuando na maioria das vezes como lateral-direito. Na edição desta segunda (19), o jornal O Jogo, de Portugal, destaca na capa uma entrevista exclusiva com o atleta e questiona a sua ausência na convocação da Seleção Brasileira para o amistoso contra Senegal, nesta terça (20), em Lisboa. Com cidadania italiana, o jogador é especulado na seleção italiana. Além disso, em nova função, o jogador se tornou alvo de clubes como PSG e Tottenham.
"Já há algum tempo, Pepê está na lista de convocáveis para a Seleção Brasileira e, ainda antes da Copa do Mundo 2022, chegou a ser alvo de observações concretas. Contudo, a chamada ao "escrete" continua sendo um assunto adiado, e nem a realização de um jogo em Portugal convenceu o selecionador interino Ramon Menezes a incluir o ala do Porto na lista", questiona a matéria do O Jogo, assinada pelo jornalista Francisco Sere.
Diante das sucessivas ausências de Pepê nas convocações da Seleção Brasileira, a imprensa portuguesa cogita a possibilidade de o atacante atuar pela Itália, já que ele possui cidadania italiana. Na entrevista ao O Jogo, o ex-atacante do Grêmio preferiu não se aprofundar no assunto, mas não descartou a hipótese.
— Sendo sincero, tenho dúvidas. O futuro a Deus pertence — limitou-se a dizer.
Chama atenção que a reportagem descreve Pepê como um ala. Ocorre que, devido a uma sequência de lesões e suspensões na defesa, o ex-atacante vem atuando como lateral-direito no esquema do técnico Sérgio Conceição. E com atuações convincentes. Tanto que o atleta iniciou ou entrou em campo em todas as 34 partidas do time no Campeonato Português e em todas as oito da Liga dos Campeões da Uefa.
— Pepê ja ganhou a torcida e o treinador. É muito importante e muito querido por todos no Porto. Tem sido fundamental para o time e muito versátil. Ele joga no corredor direito, no esquerdo e, agora, vem atuando com frequência na lateral direita, onde deu grande resposta. Acreditamos que tem ele tem um potencial de crescimento ainda maior — avalia a GZH o jornalista João Fonseca, da Rádio Renascença.
Ao O Jogo, Pepê disse que, apesar de estar à disposição de Sérgio Conceição para atuar como lateral quando necessário, ainda prefere jogar como atacante de lado, posição onde se destacou com a camisa do Grêmio.
— Ainda prefiro jogar como ponta. É a minha posição de origem e é onde me sinto à vontade, onde posso ser eu mesmo. Mas sei da dificuldade que é jogar no Porto e tenho que estar apto para atuar em qualquer posição. Onde o mister precisar, vou dar o melhor para ajudar os meus companheiros — finalizou.
Com Pepê como um dos destaques, o Porto conquistou a Taça de Portugal, a Taca da Liga Portuguesa e a Supertaça de Portugal. Contudo, a equipe acabou deixando escapar o título do Campeonato Português para o Benfica, por uma diferença de dois pontos.