Depois de avançar na Copa do Brasil, o Grêmio volta a campo neste domingo (4), contra o São Paulo, na Arena, pelo Brasileirão. Com o objetivo de entrar de vez no G-4 da competição nacional, o Tricolor terá pela frente uma equipe recheada de jogadores que passaram recentemente por Porto Alegre, casos de Alisson, Luciano, Orejuela e Rafinha.
Do quarteto, Alisson, Luciano e Rafinha têm sido utilizados com bastante frequência pelo técnico Dorival Júnior. Orejuela é o único que vive no ostracismo. A última aparição do colombiano foi em 25 de abril, na vitória sobre o Ituano, por 1 a 0, na Copa do Brasil.
Luciano é quem está há mais tempo no clube paulista. O atacante foi negociado pelo Grêmio em agosto de 2020. Desde lá, foram 202 partidas disputadas, com 57 gols marcados. Os números fizeram com que o jogador de 30 anos ganhasse protagonismo. O momento, no entanto, é de retomada do melhor desempenho, algo que ainda não foi visto em 2023.
O lateral Rafinha é, talvez, o que viva melhor fase. Titular absoluto, o atleta de 37 anos, com mais de uma década de experiência no futebol europeu, também tem se destacado pela liderança exercida sobre os companheiros.
— O Rafinha é o lateral-direito titular. Ele é um homem de confiança, um líder do vestiário, que está sempre conversando com os mais jovens. Além de tudo aquilo que ele aporta dentro de campo, ele é muito bem visto — destaca Marcelo Baseggio, setorista do São Paulo na Gazeta Esportiva.
A situação de Alisson em solo paulista é similar à vivenciada nos tempos de Grêmio. Ao mesmo tempo em que é adorado pela comissão técnica, especialmente pela versatilidade dentro das quatro linhas, acaba por conviver com reclamações dos torcedores.
— Não é muito benquisto pela torcida, mas todo treinador que passa pelo São Paulo o utiliza. Ele era muito importante com o Rogério Ceni e com o Dorival não tem sido diferente. Pesa a favor dele a polivalência. Ele pode jogar mais recuado como volante ou aberto pelas pontas no ataque. É um jogador que permite modificar o time sem fazer substituições — ressalta Baseggio.
Os números de cada jogador na atual temporada
Alisson
- 19 jogos (10 como titular)
- Um gol
- Três assistências
Luciano
- 28 jogos (22 como titular)
- Cinco gols
- Cinco assistências
Orejuela
- Oito jogos (cinco como titular)
- Sem gols ou assistências
Rafinha
- 16 jogos (11 como titular)
- Nenhum gol
- Uma assistência