O Grêmio segue de olho em reforços no mercado para o ataque no segundo semestre. E um dos jogadores na mira do Tricolor é o atacante Rodrigo Muniz, de 22 anos.
Revelado pela base do Flamengo, Muniz está atualmente na segunda divisão da Inglaterra. Antes de atuar pelo time principal dos cariocas, teve uma rápida passagem pelo Coritiba, aos 19 anos. No fim de 2020, deixou o clube paranaense com seis jogos e um gol.
Muniz chegou a trabalhar por cerca de um mês com Renato Portaluppi antes da transferência para a Europa. No entanto, nos 5 jogos em que esteve no país sob o comando de Renato, recém contratado pelo Flamengo na ocasião, permaneceu no campo de reservas e não foi utilizado.
No futebol brasileiro, fez 25 jogos e marcou 9 gols na temporada 2021 com a camisa do Flamengo. Em um dos jogos, ainda sob o comando de Rogério Ceni, marcou duas vezes na derrota dos cariocas por 3 a 2 para o Red Bull Bragantino.
Aproveitamento na Europa
Em 2021, Muniz foi vendido ao Fulham por 8 milhões de euros. Na ocasião, assinou um contrato de cinco anos com o clube da grande Londres.
Na campanha de acesso do Fulham, fez 28 jogos entre copas e a Championship (segunda divisão inglesa), sendo titular em quatro deles. Após o acesso para a Premier League e por conta da pouca idade do jogador, foi emprestado ao Middlesbrough para a temporada 2022/2023.
Por lá, fez 17 partidas, iniciando como titular em 9 delas. Nos 890 minutos em campo na temporada, marcou dois gols.
Na reta final da competição, no entanto, perdeu espaço. A última partida em que esteve entre os relacionados foi no início de maio, na derrota por 1 a 0 para o Rotherham. Na rodada anterior, entrou em campo nos minutos finais da derrota por 2 a 1 para o Luton Town.
Na temporada, o Middlesbrough esteve perto do acesso à Premier League, conseguindo classificação aos playoffs decisivos. No entanto, foi eliminado para o Coventry City em dois jogos, sem Muniz entre os relacionados.