Douglas, ex-Grêmio, criticou o departamento médico do clube pela condução da recuperação de sua cirurgia no joelho, realizada no início de 2017. As declarações foram para uma entrevista ao podcast Denílson Show. Conforme o ex-meia do Tricolor, ele ainda sentia o joelho "frouxo" quando estava retornando aos treinos com bola. Porém, os médicos negavam o fato.
— Fiquei um ano e meio parado. Quando estava para voltar, eu mexia o joelho e sentia que estava frouxo. Eu falava para os caras (médicos) que estava frouxo, e eles falavam "não, tá maluco!"— disse Douglas, que completou:
— Eu perguntei para os caras que fizeram cirurgia. Eles falaram que o joelho estava firme. Eu falei que tava errado. Comecei a falar com os caras e, em um dos primeiros treinos com bola, em um campinho reduzido, eu parei para marcar e o joelho foi para dentro. Eu falei: "morreu". No outro dia, o joelho estava inchado. Eu falei que tinha rompido de novo, e os caras falaram para relaxar. Falaram para esperar um tempo e fortalecer, perdi uns três meses nessa brincadeira."
Douglas rompeu os ligamentos do joelho em fevereiro de 2017, logo no início daquela temporada que terminaria com o tricampeonato da Libertadores para o Grêmio. Na época, ele estava prestes a completar 35 anos. Em outubro, quando preparava-se para retornar aos jogos, teve de passar por nova cirurgia no local em razão de nova lesão. A volta aos gramados, de fato, ocorreu apenas em junho de 2018, quando entrou em campo pelo time sub-23.
— Na primeira lesão, já tinham dado os seis meses e fiquei mais três com os caras enrolando, querendo fazer fortalecimento, e eu falava que o joelho estava ruim. Avisava o Renato que o meu joelho estava frouxo. Mas era complicado os médicos falarem que deu m... — completou.
Segundo fontes consultadas por GZH, que acompanharam a situação na época, o problema relatado pelo jogador se deve ao ex-camisa 10 não ter cumprido aos procedimentos recomendados pelo departamento médico durante o período do tratamento.
Em contato com GZH, a assessoria de imprensa do Grêmio afirmou que o clube não irá se manifestar sobre as afirmações feitas por Douglas na entrevista.
O contrato de Douglas com o Tricolor foi encerrado em 2018, quando ele participou de 18 partidas. Ele ainda jogou por Avaí e Brasiliense antes de encerrar carreira aos 38 anos. Em 2021 e 2023, ele retornou ao Tricolor para disputar partidas pela equipe de futebol 7.