O Grêmio busca, na noite desta quarta-feira (17), encerrar uma sequência ruim em maio. Desde a virada do mês, a equipe ainda não venceu. Foram três jogos: os empates contra Bragantino e Fortaleza e a derrota para o Palmeiras. Agora, contra o Cruzeiro, pela partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil, às 19h30min, na Arena, o Tricolor tenta voltar a vencer.
Há menos de um mês, em 22 de abril, o Grêmio enfrentou o Cruzeiro pelo Brasileirão e foi derrotado por 1 a 0, na Arena Independência, em Belo Horizonte. No ano passado, as equipes se enfrentaram duas vezes pela Série B, com uma vitória do time mineiro e um empate. A última vitória tricolor no confronto foi em dezembro de 2019, pelo Brasileirão, em jogo que praticamente sacramentou o rebaixamento da Raposa à Segunda Divisão naquela temporada.
Portanto, nesta quarta, o Grêmio tem a chance de voltar a vencer o Cruzeiro e também de ganhar a primeira em maio. Mais do que isso, o duelo pela Copa do Brasil irá servir para tirar um peso da equipe, que no domingo (21) volta a campo para o clássico Gre-Nal 439, na Arena, pelo Brasileirão. Depois, ainda neste mês, o Tricolor enfrenta o Athletico-PR, dia 27, e novamente o Cruzeiro, dia 31, pela volta das oitavas do torneio nacional.
Em entrevista na terça-feira (16), o técnico Renato Portaluppi falou sobre os maus resultados do time e projetou uma recuperação nas próximas partidas.
— Concordo que tivemos uma queda, mas os outros times também encontram dificuldades. Claro que não estamos satisfeitos, mas está parecendo que é o fim do mundo. Gostam de fazer uma tempestade em copo d'agua. Caiu o rendimento? Daqui a pouco a gente recupera, daqui a pouco a diretoria me dá um ou dos presentes na abertura da janela. Temos que trabalhar — disse o treinador.