O sorteio das oitavas de final da Copa do Brasil colocou os dois maiores campeões da competição como adversários. Somando 11 títulos da competição, Grêmio e Cruzeiro se enfrentam em maio após retornarem da Série B no ano passado. A partida de ida será na Arena e o jogo de volta ocorrerá em Belo Horizonte. A CBF ainda não divulgou horários e data das partidas.
Grêmio e Cruzeiro acumulam um histórico de confrontos importantes na Copa do Brasil. As duas equipes se enfrentaram na semifinais de 2017 e 2016 e na final da edição de 1993. O retrospecto é favorável aos mineiros, com o título nos anos 90 e a classificação para a decisão de seis anos atrás. Com seis títulos da Copa do Brasil, o Cruzeiro é o único time com mais do que as cinco taças do Grêmio.
O enfrentamento na Copa do Brasil também terá um elemento a mais de motivação para Luis Suárez. Uma provocação ao centroavante gremista foi publicada pelos mineiros após a vitória pela segunda rodada do Brasileirão.
O Cruzeiro passa por um processo de reformulação de seu grupo de jogadores semelhante ao que o Grêmio executou para 2023. Após o retorno da Série B no ano passado, as duas equipes passaram por mudanças profundas nas peças à disposição. Por conta das dificuldades no campeonato mineiro, o clube de Ronaldo Fenômeno promoveu recente a troca do comando técnico. O português Pepa assumiu no lugar do uruguaio Paulo Pezzolano.
Três jogadores com passagens pelo Grêmio estão no Cruzeiro: os meio-campistas Ramiro, Fernando Henrique e Filipe Machado.
A campanha do Cruzeiro em 2023:
15 jogos
6 vitórias
3 empates
6 derrotas
19 gols
14 gols contra