Luis Suárez tem números incomuns no futebol atual. Sua galeria de conquistas conta com medalhas de campeonatos no Uruguai, Holanda, Inglaterra e Espanha, além de conquistas continentais pela seleção do seu país e pelo Barcelona. A coleção pode ganhar neste sábado (8) a medalha de campeão gaúcho.
O título do Gacuhão pode parecer pouco para quem venceu alguns dos principais troféus do futebol mundial, mas tem muito valor para o uruguaio recém chegado ao Grêmio. Em evento promovido pela Federação Gaúcha de Futebol nesta sexta-feira (7), o técnico Renato Portaluppi comentou a representatividade de ter um jogador tão experiente para a final do Gauchão contra o Caxias, no sábado.
— Título é título. Quanto mais jogadores campeões estiverem no grupo, melhor. O adversário se preocupa com ele. É um jogador decisivo. É importante já na chegada a conquista do título, se ele vier. É um jogador que atrai multidões. Muitas vezes, temos jogado com 30, 40 mil pessoas aqui na Arena, e ele é fundamental para que isso esteja acontecendo — disse o treinador.
Ainda que tenha 10 gols no ano, Suárez passou em branco no segundo jogo da semifinal diante do Ypiranga e também na ida contra o Caxias, no Centenário. Nos últimos jogos, também desperdiçou duas cobranças de pênalti e não aproveitou um punhado de chances que caíram nos seus pés.
Nada que tire o sono do treinador gremista.
— Não é à toa que ele é o quinto maior goleador do mundo. O mais importante é que a equipe está criando. Pior se não estivéssemos criando. Ele é goleador, sabe o que faz — destacou.
Grêmio e Caxias decidem o Gauchão 2023 a partir das 16h30min de sábado. Após o 1 a 1 na ida, quem vencer na Arena se sagrará campeão. Novo empate leva a disputa para os pênaltis.