A ausência de três titulares fez Renato Portaluppi formar o Grêmio em um esquema tático fora do habitual diante do ABC. Em Natal, o Tricolor não teve Reinaldo, Carballo e Luis Suárez, e formou-se taticamente com três zagueiros na vitória por 2 a 0 pela Copa do Brasil. Para o treinador, a ideia foi baseada nas características do adversário.
— Procurei saber da qualidade do adversário durante a semana. Era um time que buscava muito a bola longa, jogo pelo alto, bola parada. Então procurei espelhar o meu time no deles — disse Renato, que considerou positivo o desempenho da equipe:
— Não tive tempo para treinar, mas conversei bastante com o grupo. Não estivemos tão bem no primeiro tempo, o que é normal, mas conseguimos melhorar no segundo e marcar os gols.
Assim como Carballo, Luis Suárez não viajou para Natal. Conforme Renato, o jogador reclamou de dores no joelho e, por isso, foi preservado do confronto pela Copa do Brasil.
— Contra o Caxias, ele tinha se queixado de uma dor no joelho. Ele jogou a final através de remédios. Então, melhor descansar, pois domingo temos um jogo difícil contra o Santos pelo Campeonato Brasileiro — destacou o técnico gremista.
O Grêmio estreia no Brasileirão no próximo domingo (16), às 18h30min, contra o Santos. O confronto será em Caxias do Sul, pois o Tricolor ainda precisa cumprir uma punição de perda de mando de campo.