A notícia de que Reinaldo ficará afastado por quase dois meses dos gramados em razão de uma ruptura parcial no ligamento colateral medial do joelho esquerdo faz o Grêmio se movimentar no mercado para buscar uma alternativa para a lateral esquerda até 20 de abril, data prevista para encerramento da janela de transferências do futebol nacional. Isso ocorre porque o técnico Renato Portaluppi conta apenas com Diogo Barbosa para a posição neste momento. Cuiabano, a terceira opção para o setor, está machucado. Fábio, que atuou como lateral-esquerdo no início da carreira, também está lesionado e tem previsão de retorno em duas semanas.
Reinaldo sentiu a lesão aos 13 minutos do primeiro tempo da decisão do Gauchão, diante do Caxias. O prazo para a cicatrização é de seis semanas, com o acréscimo de mais um período para a recuperação do condicionamento físico. Sendo assim, o jogador ficará afastado de, no mínimo, 10 partidas, incluindo o Gre-Nal do Brasileirão, previsto para 21 de maio. Caso o Grêmio supere o ABC e avance às oitavas de final da Copa do Brasil, a lista poderá ganhar mais duas partidas.
A direção gremista ainda não chegou a uma conclusão de que realmente será necessário buscar um reforço ou encontrar no próprio grupo de jogadores uma alternativa. Os oito dias que restam para o fechamento da janela de transferências e as poucas opções no futebol brasileiro pesam contra a chegada de um novo jogador. Trazer um atleta do Exterior é inviável, já que a primeira janela do ano se encerrou na semana passada, e a próxima abrirá somente em 3 de julho.
Atuação elogiada
Contra o Caxias, Diogo Barbosa foi o escolhido por Renato Portaluppi para o decorrer do jogo e teve bom desempenho, recebendo nota 7 na cotação de GZH: “se o estádio gelou quando ele entrou no lugar de Reinaldo, é preciso fazer justiça. Foi uma atuação correta, de doação e sem falhas. Foi expulso após o apito final, envolvido em uma confusão entre os jogadores”. Ele provavelmente será o titular do Tricolor nesta quinta-feira (13), diante do ABC, e no próximo domingo, contra o Santos.
No entanto, o jogador de 30 anos convive com críticas de parte dos torcedores desde que chegou ao Tricolor. Com exceção de 2020, quando foi titular na campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil, Diogo Barbosa sempre enfrentou dificuldades de se firmar nos 11 iniciais. No período, Bruno Cortez e Nicolas sempre estiveram na sua frente, e o garoto Guilherme Guedes também foi testado. Em quatro temporadas, o lateral tem 97 jogos com a camisa tricolor, dois gols e nove assistências.
Outras opções
Cuiabano, que seria outra alternativa, recupera-se de um estiramento no bíceps da coxa e de um estiramento do ligamento colateral da perna direita. Não há prazo pra a sua recuperação, porém dificilmente ele estaria à disposição para os próximos jogos.
Também entregue ao departamento médico, uma terceira opção poderá ser Fábio, que tem retorno previsto em duas semanas. Embora tenha vivido seus melhores momentos da carreira como lateral-direito e seja destro, o jogador de 32 anos surgiu nas categorias de base do Fluminense como lateral-esquerdo. No Manchester United, para onde foi vendido aos 18 anos, ele atuou nos dois lados da defesa. O mesmo aconteceu no QPR, Cardiff City e Middlesbrough, clubes da Premier League em que jogu posteriormente, e Nantes, da França, onde estava antes de chegar ao Grêmio.