O Grêmio irá jogar com a camisa azul celeste contra o ABC, nesta quinta-feira (27), pela Copa do Brasil. O motivo é o fato de o time de Natal utilizar um uniforme especial, em apoio à inclusão de pessoas com deficiência, que é semelhante à camiseta tradicional tricolor. Desta forma, os clubes chegaram a um acordo e, mesmo sendo mandante, o time gaúcho irá vestir o uniforme alternativo.
A camisa celeste foi lançada pelo Tricolor em setembro de 2022, em homenagem ao uniforme da seleção uruguaia. Curiosamente, a campanha foi idealizada bem antes de o clube decidir contratar o centroavante uruguaio Luis Suárez.
Apesar de a partida contra o ABC ser decisiva, a Arena espera um público de apenas 23 mil gremistas. O horário do jogo (21h30min), o placar vantajoso em favor do Tricolor e o pouco apelo do adversário são alguns dos fatores citados nos bastidores para a presença tímida da torcida.
Dentro de campo, o Grêmio deve ter desfalques. Preocupado com o desgaste físico, o técnico Renato Portaluppi deve poupar alguns titulares muito utilizados nos últimos jogos, como Kannemann, Bitello, Nathan, Vina e Luis Suárez. Desta forma, jovens como Gustavinho, Darlan, Zinho e André Henrique despontam como alternativas para o time titular.
— A gente joga na quinta uma decisão da Copa do Brasil e, já no sábado, viaja para outra decisão, no domingo, contra o Cuiabá. É muito cansativo. E mais os problemas do departamento médico. Mas é degrau a degrau. O ABC continua tendo o nosso respeito e vamos fazer o possível para estar na próxima fase — explicou o treinador gremista em entrevista coletiva na terça-feira (25).
Uma provável escalação gremista tem: Gabriel Grando; João Pedro, Bruno Alves, Bruno Uvini e Diogo Barbosa; Lucas Silva e Darlan; Gustavinho, Cristaldo (Nathan) e Zinho; André Henrique.
Como venceu o jogo de ida por 2 a 0, o Tricolor pode até mesmo perder por um gol de diferença que, ainda assim, confirmará a vaga nas oitavas de final da Copa do Brasil.