As Gurias Gremistas se despediram de uma sequência de três jogos de invencibilidade como mandantes no Brasileirão Feminino. Na tarde desta segunda-feira (17), receberam o Flamengo no CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, e acabaram derrotadas por 1 a 0. O único gol do jogo foi marcado por Thaisa, na segunda etapa.
O resultado adverso tira o Tricolor da zona de classificação aos mata-matas. O Grêmio continua com os mesmos 10 pontos mas, agora, está na 11ª posição. A busca pela recuperação é no próximo domingo (23), às 15h, contra o Avaí Kindermann. O duelo será em Santa Catarina.
Com o desfalque da volante Jessica Peña, liberada do confronto por problemas pessoais, o técnico Felipe Endres improvisou a zagueira Pati Maldaner na primeira função do meio de campo. A capitã Tuani, após cumprir suspensão, também voltou ao time. Estas foram, no entanto, as únicas alterações em relação ao time que venceu o Santos na última rodada.
Invicto há seis rodadas, o Flamengo veio a Porto Alegre querendo ampliar a série e buscar a sexta vitória. Aos dois minutos, veio a primeira oportunidade. O rubro-negro partiu em velocidade, com Duda e Darlene, pela direita. A atacante viu Sole Jaimes bem posicionada na área, deu o passe, mas a viu parando na goleira Vivi.
O Tricolor tinha dificuldades em ficar com a bola e, consequentemente, criar jogadas que levassem perigo ao Flamengo. Enquanto isso, as cariocas chegavam mais uma vez. Aos 15, Sole Jaimes cruzou, pela esquerda, para que Crivelari, na pequena área, finalizasse de primeira. Mais uma defesa da goleira do Grêmio.
Durante toda a primeira etapa, as Gurias Gremistas tiveram apenas duas finalizações. A primeira, com Dani Ortolan, arriscando de longe. E, a segunda, com Pati Maldaner, ficando com a sobra na grande área. Ambas sem perigo, que pouco exigiram da goleira Barbara.
Para a segunda etapa, o técnico Felipe Endres promoveu duas alterações entre as 11. A lateral Lais Giacomel e a centroavante Dani Ortolan deram lugar a Manu Balbinot e Cássia entre as titulares.
Mas, mesmo assim, quem seguia melhor era o Flamengo. Aos quatro minutos, após cobrança de escanteio, Duda cabeceou com perfeição em direção ao gol. A bola ia caprichosamente passando a linha, quando Rafa Levis apareceu para fazer o corte e garantir o zero no placar.
O rubro-negro insistia e, aos 12, teve outra grande oportunidade. Monalisa apareceu sozinha pela direita, viu Darlene com espaço na área e fez o cruzamento. A atacante bateu de primeira, mas mandou a bola para fora, muito próxima da trave de Vivi. Três minutos depois, Rafa Levis saiu errado, e mais uma vez Darlene assustou a torcida tricolor. Vendo Vivi adiantada, a atacante arriscou da entrada da grande área e mandou no travessão.
O Grêmio respondeu aos 20, com Cássia. Em velocidade pela direita, a atacante gremista arriscou de fora da área e tentou surpreender Barbara, mas a goleira rubro-negra conseguiu afastar com a ponta dos dedos.
O gol do Flamengo veio aos 26 minutos. Após jogada construída por Duda, Sole Jaimes e Darlene, Thaisa recebeu na área e bateu cruzado, vencendo a goleira Vivi e abrindo o placar em Eldorado do Sul.
O amplo domínio rubro-negro seguiu até o final. O técnico Felipe Endres tentou uma reação, recorrendo à juventude de Emmily Karla no lugar de Shashá. Mas nada funcionou. Nos minutos finais, o Flamengo seguia tendo as melhores oportunidades e quase ampliou com Cris e Crivelari, antes do apito final.
Ficha técnica
Grêmio 0x1 Flamengo
Brasileirão Feminino — 17/04/2023 — 17/04/2023
GRÊMIO
Vivi Holzel; Lais Giacomel (Manu Balbinot, INT), Mónica Ramos, Tuani e Natane; Pati Maldaner, Caty e Rafa Levis; Shashá (Emmily Karla, 34'/2º), Raquel Fernandes e Dani Ortolan (Cássia, INT). Técnico: Felipe Endress.
FLAMENGO
Bárbara; Monalisa (Rayanne, 40'/2º), Daiane, Agustina e Jucinara; Thaisa, Cris e Darlene (Gica, 45'/2º); Duda (Kaylane Jr, 32'/2º), Crivelari e Sole Jaimes (Thais Regina, 45'/2º). Técnico: Luis Andrade.
Gol: Thaisa, aos 26 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Lais Giacomel (G); Thaisa, Jucinara e Rayanne (F)
Arbitragem: Andressa Hartmann, auxiliada por Luiza Reis e Ariela da Silveira.
Local: CT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul
Próximo jogo
Avaí Kindermann x Grêmio
23/4, 15h
Estádio Carlos Alberto Costa Neves, em Caçador-SC