O Grêmio cumpriu a missão na Copa do Brasil. Apesar das dificuldades de acertar a pontaria no primeiro tempo, o time de Renato Portaluppi não deu chances para o Ferroviário ser mais uma zebra na competição. A goleada por 3 a 0 na Arena poderia ter sido ainda maior, não fosse a atuação inspirada do goleiro da equipe cearense, Douglas Dias. Mas agora que a vaga na terceira fase da Copa do Brasil está garantida, o foco do Tricolor se volta totalmente para a disputa do Gauchão.
Um ponto citado como Renato como algo que fica dos últimos jogos é a disputa por posições no time titular. Após dizer que tinha duas vagas em aberto, o técnico afirmou que o número de brigas por um lugar na equipe aumentou. Agora volante, meia-atacante e lateral direita são posições que não tem dono fixo
— Minhas dúvidas estão aumentando. Quem tem entrado, tem ido bem. É assim que eu gosto. Quanto mais dor de cabeça, sem problema nenhum. Pior seria a dor de cabeça de ninguém estar bem. Continuo com algumas dúvidas. Tinha duas e agora são três. Quero que eles se entreguem para buscar os resultados — projetou.
Pelas próximas quatro semanas, até que a terceira fase da Copa do Brasil tenha os confrontos sorteados e marcados, o Grêmio se concentrará apenas no Gauchão. A mudança de foco se percebeu nos discursos após o apito final da partida contra o Ferroviário. A recuperação física era a maior preocupação da comissão técnica.
Os jogadores terão apenas esta sexta-feira (17) e a manhã de sábado (18) para finalizar a preparação para a partida contra o Ypiranga. A delegação viajará para Erechim no início da tarde, e tentará recuperar o máximo possível de forças para brigar pelo hexa do Gauchão.
— A partir de hoje (sexta), pensamento total no Ypiranga para que a gente possa fazer uma boa primeira partida das semifinais — comentou Bruno Alves, que abriu o placar na disputa contra o Ferroviário.
Após uma noite de muito desperdício de gols, Renato avaliou que o problema não o preocupa para a sequência dos jogos. O técnico entende que a produção das chances é mais importante.
— É ter tranquilidade para finalizar. Todos que erraram hoje sabem fazer gol. Pior seria se não estivéssemos criando. Errar faz parte do futebol. Fizemos os gols. Não falta treinamento ou qualidade. Está bonito ver minha equipe jogar. O adversário reconheceu isso — comentou o técnico.
O Grêmio terá o desfalque de João Pedro em Erechim. O lateral está suspenso por ter sido expulso contra o Ypiranga, em jogo válido pela 11ª rodada da fase de grupos do Gauchão. A tendência é de que Fábio siga como o titular da posição, com Thaciano como alternativa.