O Grêmio conheceu nesta quarta-feira (29) o seu próximo adversário na Copa do Brasil. O ABC-RN foi sorteado como o rival da terceira fase da competição do Tricolor. A partida de ida será em Natal, ainda sem data e horários confirmados. A volta será na Arena, também sem as informações divulgadas pela CBF.
O ABC chegou na terceira fase após golear o Tuntun-MA por 5 a 0 na estreia. Na segunda rodada, segurou um empate sem gols com o Vasco no tempo normal e confirmou classificação nos pênaltis. Atual vice-campeão da Série C, que o classificou para disputar neste ano a Série B, o ABC disputa nesta quarta a semifinal da Copa do Nordeste contra o Sport. Com 57 títulos potiguares, o clube disputa no momento um quadrangular com América, Potiguar e Santa Cruz para definir os dois finalistas do estadual.
O retrospecto do adversário gremista na temporada é bastante positivo. Em 21 partidas, o clube venceu 14, empatou quatro e três derrotas. O ataque marcou 48 gols e a defesa foi vazada 11 vezes. O time não perde como mandante desde 5 de fevereiro de 2022. A sequência alcança 31 jogos.
— O ABC de Natal vem mostrando na Copa do Brasil e na Copa do Nordeste que merece toda a nossa atenção e respeito. Afora a viagem longa — avalia Paulo Caleffi, vice de futebol do Grêmio.
O clube conta com algumas figuras conhecidas do futebol gaúcho. O goleiro Simão, com passanges pelo Novo Hamburgo, o lateral-direito Alemão, ex-Inter, e Felipe Garcia, artilheiro do Brasil-Pel na Série B de 2016 com 13 gols, passaram pelo Gauchão. Capitão da equipe, o zagueiro Richardson teve uma passagem pela base do Grêmio em 2012. Mas nunca jogou pelo clube no nível profissional.
O time base do ABC em 2023 conta com Simão; Alemão, Richardson, Afonso e Márcio Azevedo; Wellington Reis, Daniel, Raphael Luz e Walfrido; Felipe Garcia e Fábio Lima. Gedeílson, ex-Ypiranga, foi contratado e deve assumir lugar entre os titulares.
O Grêmio nunca perdeu para o ABC em jogos oficiais. Segundo o portal Ogol, o clube gaúcho enfrentou o rival da Copa do Brasil em uma oportunidade. Em 1999, o Grêmio eliminou a equipe após vencer a partida em Natal por 2 a 1, com gols de Palhinha e Walmir. No jogo de volta, após um apagão durante o segundo tempo, o time de Celso Roth conquistou um empate sofrido em 3 a 3 no Olímpico. Palhinha, Macedo e Agnaldo marcaram os gols em Porto Alegre.