O Grêmio corre contra o tempo para derrubar o transfer ban antes do fim da janela de transferências, no dia 4 de abril. Conforme apurado por GZH, apesar de já ter pago a dívida de US$ 865 mil dólares (R$ 4,5 milhões) devida ao Cerro Porteño-PAR, o Tricolor gaúcho ainda consta como impedido de contratar jogadores no sistema de transferências da Fifa.
O jurídico gremista já tomou todas as ações que cabem ao clube para reverter a punição, tendo enviado o comprovante de pagamento à Fifa. Contudo, o Cerro Porteño ainda precisa enviar uma notificação à entidade, confirmando que recebeu os valores, o que não ocorreu até o momento.
A demora para a reversão do transfer ban é considerada normal pelas questões burocráticas que envolvem o processo. Se em alguns dias os paraguaios não se manifestarem, a Fifa deve inclusive interpretar o silêncio dos paraguaios como uma confirmação de quitação do débito.
O problema é que a janela de transferências expira na próxima terça (4). Embora seja altamente possível, não existe uma garantia por parte da Fifa de que o transfer ban será derrubado antes desta data. E, se isso não ocorrer, o Grêmio só poderá registrar novos jogadores na janela de inverno, que será aberta no dia 3 de julho, mesmo que consiga fechar com algum reforço nos próximos dias.