A estreia do Grêmio no Brasileirão Feminino também será um recomeço para Raquel Fernandes no futebol nacional. Depois de passar uma temporada pelo FC Famalicão, de Portugal, a atacante desembarcou em Porto Alegre para vestir a camisa do Tricolor. Diante do Cruzeiro, em Minas Gerais, ela já poderá fazer sua primeira partida pelo novo clube.
Raquel foi uma das cinco contratações para 2023. Seu anúncio ocorreu logo após o clube oficializar as negociações para a saída de Luany, também atacante. Aos 31 anos, a atleta chegou com um perfil mais experiente e com diversas passagens por times nacionais e internacionais.
— É a primeira vez que eu venho para Porto Alegre para jogar e morar. Estou gostando muito. O projeto que foi apresentado para mim é muito bom, interessante. O grupo é muito forte. Cheguei para agregar e ajudar o Grêmio a conquistar muitas coisas — contou a atacante à reportagem de GZH.
Para quem está retornando às origens, já é possível notar o nível de evolução da modalidade. Além de aumentar o nível de competitividade e igualdade entre os times, o desenvolvimento permite melhores perspectivas para as profissionais. Viver do futebol no Brasil já é uma realidade.
— Antes de voltar para a Portugal, eu já estava acompanhando. O Campeonato Brasileiro passado foi muito equilibrado, e acredito que esse será ainda mais. Espero que siga assim. Quanto mais equilibrado, melhor. Não precisamos sair do nosso país. Estamos vendo os clubes se reforçando em estrutura e financeiramente. Isso é muito bom para nós (atletas). Estou muito feliz de estar voltando e de poder vestir a camisa do Grêmio.
Logo no jogo que pode marcar sua estreia, Raquel irá encontrar um ex-rival, o Cruzeiro. A atacante fez carreira no Atlético-MG, onde conquistou taças estaduais. Diante da qualidade das adversárias, a projeção é de um confronto sendo definido no detalhe.
— Sabemos que o Cruzeiro é uma equipe forte. Desde o ano passado, estão se fortalecendo. Será um enfrentamento bastante disputado, no detalhe. Estamos treinando para minimizar os erros e conseguir sair com uma vitória de lá.
Em sua quarta participação na elite, as Gurias Gremistas tentam superar a barreira das quartas de final. Até aqui, nunca conseguiram avançar desta fase. Com a experiência de já ter vencido o Brasileirão, a nova contratada aponta que a receita é baseada em confiança e foco. A atenção desde os mínimos aspectos dentro do jogo é o que pode fazer a diferença ao término do campeonato.
—É preciso acreditar no trabalho. Continuarmos unidas como está sendo na pré-temporada. Jogar cada partida como se fosse uma final. São os detalhes que definem. O campeonato vai ser muito disputado, cada ponto precisa ser aproveitado.
Além de toda a bagagem por clubes, Raquel tem seu nome gravado em diversos títulos do Brasil. Foram duas Copas Américas, um Pan-americano e dois torneios internacionais. A atacante também conta com participações em Copas do Mundo e nas Olimpíadas de 2016.
Um novo capítulo da carreira passará a ser escrito com a camisa tricolor, no sábado (25), em Minas Gerais. O vínculo assinado com o Grêmio vai até dezembro de 2025.