O técnico Renato Portaluppi teve na terça-feira (14) confirmado um desfalque por lesão para a sequência do Campeonato Gaúcho. Fábio foi diagnosticado com um problema de grau 1 no músculo adutor da coxa direita e será ausência para os próximos jogos.
O atleta, certamente, não estará à disposição contra o São Luiz, no sábado (18), e diante do Novo Hamburgo (26). E também vira dúvida para a estreia do Grêmio na Copa do Brasil frente ao Campinense, em 1º de março, e até mesmo para o Gre-Nal, marcado para o dia 5 do próximo mês. A ausência do titular abre uma disputa entre Thaciano e o recém-chegado João Pedro.
João Pedro desembarcou em Porto Alegre vindo do Porto, onde não estava sendo utilizado. Sua última partida oficial foi em 28 de junho, quando ainda defendia o Corinthians. Além da falta de ritmo, a comissão técnica do Grêmio diagnosticou um déficit em sua carga física e uma preparação especial foi montada para ele suportar o calendário de competições do Brasil.
Em razão disso, João Pedro foi relacionado por Renato Portaluppi pela primeira vez apenas no jogo contra o Avenida, na 7ª rodada do Gauchão, domingo, quando Fábio sentiu a lesão e precisou ser substituído. Porém, Thaciano acabou sendo o escolhido para entrar.
Curinga
Meia de origem, Thaciano se acostumou a fazer diferentes funções no Grêmio. Ainda na passagem anterior de Renato Portaluppi pela Arena, o jogador exerceu todas as posições do meio-campo: foi primeiro volante, segundo e meia. Também atuou aberto pelo lado direito e até como falso nove foi escalado.
Desde a pré-temporada, vem treinando como lateral-direito e, assim, utilizado em seis das sete partidas que disputou no ano, uma delas como titular, contra o São José. Apenas na vitória sobre o Caxias, quando entrou no lugar de Luis Suárez aos 39 do segundo tempo, atuou como meio-campista. Ou seja, dos 220 minutos nos quais esteve em campo em 2023, 214 foram como lateral.
Ainda que seja um nome contestado pela torcida, Thaciano goza da confiança do técnico Renato Portaluppi. A versatilidade do jogador de 27 anos é um ponto que sempre foi valorizado pelo treinador.
— O Thaciano é igual a todos os jogadores. Eu conheço bem ele. Um jogador polivalente sempre é elogiado por treinadores, e o Thaciano é assim. Ele jogou de volante, meia aberto, lateral. Todo treinador gosta de jogador assim. É muito importante — declarou Renato ao ser questionado sobre Thaciano em seu retorno ao Grêmio, em setembro do ano passado.
VERSATILIDADE IMPORTANTE PARA O GRUPO
Essa confiança de Renato é vista por quem esteve dentro do campo como algo determinante para Thaciano poder aproveitar as oportunidades em nova função. Nos anos 1990, Itaqui viveu situação parecida. Meio-campista de origem, ele ficou conhecido pela versatilidade de atuar também na lateral e alternar as posições na equipe gremista.
— Um ponto positivo em tudo é a confiança do treinador. É importante para o técnico quando olha no grupo um jogador com versatilidade porque essas circunstâncias acontecem, de lesão ou mesmo de uma necessidade de mudança dentro do jogo. O jogador normalmente tem uma posição onde se sente melhor ou rende mais, mas dentro de um contexto de trabalho, quando se tem a confiança da comissão técnica, acaba fazendo bem — argumenta o ex-jogador.
Característica
Itaqui vê Thaciano como um jogador com boas características para a lateral.
— É um jogador com histórico de ser versátil, de jogar em várias funções, mas a de lateral ainda não é conhecida. É algo que ele vai amadurecer. Não dá para esperar que saia arrebentando, mas pela leitura de jogo que tem, pode vir a ser um bom lateral, ganhando até a posição de titular ou ao menos sendo opção — projeta.
Se em posições mais avançadas do campo Thaciano não conseguiu agradar a maior parte dos torcedores gremistas, quem sabe na lateral ele não possa ganhar da torcida a confiança que tem de Renato Portaluppi. A lesão de Fábio abre caminho para isso, já que larga em vantagem em relação a João Pedro.
Jogos de Thaciano em 2023
Como lateral
Titular:
- São José: atuou 74 minutos (saiu para entrada de Fábio)
Entrando no lugar de Fábio
- São Luiz, 24 minutos
- Brasil, 13 minutos
- Aimoré, 20 minutos
- Juventude, 45 minutos
- Avenida 38 minutos
Como meio-campista
- Caxias, 6 minutos — entrou no lugar de Suárez (Galdino virou o o centroavante)