O Grêmio está otimista em relação ao aproveitamento de Luis Suárez. A data da estreia do atacante será definida ao longo dos próximos dias, dependendo da resposta do jogador nas atividades físicas. Contudo, nos bastidores, o clube avalia que são boas as possibilidades de o uruguaio atuar no primeiro jogo tricolor no ano: dia 17 de janeiro, contra o São Luiz, na Arena, pela Recopa Gaúcha.
Luis Suárez vinha treinando por conta própria em Montevidéu, se apresentou no peso ideal e tem um bom histórico de condicionamento físico. Além disso, o uruguaio terá no total 14 dias para se preparar até o jogo contra o time de Ijuí, período considerado razoável para uma pré-temporada.
Se eventualmente o atacante de 35 anos ainda não estiver apto para atuar contra o São Luiz, a estreia deve ocorrer nos primeiros jogos do Gauchão: contra o Caxias, dia 21, ou contra o Brasil-Pel, dia 26. O fato é que o torcedor não irá demorar para ver o uruguaio com a camisa tricolor.
Luis Suárez ainda não treinou com o restante do grupo. Nesta terça (3) à tarde e nesta quarta (4) pela manhã, o jogador realizou corridas e avaliações físicas individuais. Estes testes já foram realizados pelos demais jogadores antes do Natal e só após essas avaliações o uruguaio será liberado para treinar normalmente. Ainda assim, o prognóstico é considerado positivo.
Suárez será apresentado oficialmente nesta quarta (4), às 19h30min, na Arena. Inicialmente, um vídeo especial será exibido no telão aos mais de 40 mil gremistas que aguardados nas arquibancadas. Na sequência, o atacante irá ao gramado, de onde irá discursar e interagir com a torcida. Por fim, o uruguaio concederá a sua primeira entrevista como jogador do Grêmio.
Uma equipe do jornal El Pais, de Montevidéu, viajou a Porto Alegre para acompanhar a apresentação de Suárez e os primeiros treinos do jogador no Tricolor. Além disso, o clube contratou uma intérprete para fazer a tradução das perguntas e das respostas da coletiva.