Duas semanas depois da festa organizada pelo clube para recepcionar Luis Suárez, foi a vez de o jogador dar show no gramado da Arena. Com a bola do jogo debaixo do braço, após marcar três gols em 38 minutos, o uruguaio deixou o campo sob aplausos e com o nome gritado por quase 50 mil gremistas.
O camisa 9 foi o personagem da goleada por 4 a 1 sobre o São Luiz, que rendeu a conquista do quarto título tricolor da Recopa Gaúcha, e mais importante, dá uma injeção de ânimo para a torcida gremista começar a temporada de 2023 otimista de que mais alegrias estão por vir.
Uma semana antes de completar 36 anos, ainda travado fisicamente pela carga de treinos da pré-temporada, Suárez precisou de apenas três toques na bola para marcar seu primeiro gol pelo Grêmio. O artilheiro da noite na Arena fez a diferença em seu primeiro teste na realidade do futebol gaúcho. A vantagem sobre os marcadores se confirmou naturalmente, com 100% de aproveitamentos em finalizações que foram ao gol do São Luiz.
Uma das novidades do time do Grêmio ontem, Pepê resumiu o sentimento dos companheiros que agora dividem o gramado com Suárez.
— É um sonho jogar com ele — comentou.
Em entrevista na saída para o intervalo, após marcar três gols, Suárez foi perguntando se foi a sua melhor estreia na carreira. Quase constrangido, o centroavante tentou improvisar uma resposta misturando espanhol e um pouco de português.
— Acho que sim (risos). Minha última estreia com gol foi pelo Atlético de Madrid. É a mentalidade de uma final. Quando concentra para uma decisão, tem que jogar como hoje — disse.
Cercado pelos repórteres no gramado da Arena após a cerimônia de premiação, Suárez comemorou discretamente a estreia de luxo. Atendeu rapidamente aos pedidos de entrevista e deixou o campo para comemorar com os companheiros no vestiário da Arena. O centroavante brincou que não pediria nenhuma música pelos três gols marcados, mas que valorizava mais o título e os indícios positivos do início de temporada.
— As estreias são importantes. Não imaginava fazer três gols. O importante é começar bem.
Os 61 minutos da estreia de Suárez levaram a torcida ao delírio na Arena. E o presidente Alberto Guerra espera que essa sensação se mantenha para impulsionar o Grêmio também fora de campo. Os nove mil novos sócios desde o anúncio do reforço geraram mais de R$ 400 mil. E os números ainda irão aumentar quando contabilizarem a receita com a venda de camisas e os pedidos que ainda não foram atendidos.
— O efeito Suárez não é só ele. Vieram outros jogadores de muita qualidade. A parte desportiva, ele já mostrou que vai se pagar facilmente. O torcedor ajuda na parte financeira quando se associa ou compra produtos do clube — comentou.
Sentado no Auditório da Arena, entre alguns conselheiros que esperavam o início das entrevistas coletivas pós-título, o empresário Celso Rigo não conseguia parar de sorrir.
— É uma emoção muito grande. Saber que tive participação nessa alegria ao ver o Suárez corresponder a expectativa — comentou.