Acostumado a ser centro das atenções quando está em campo, Luis Suárez tenta se manter longe dos holofotes em seus primeiros dias de Grêmio. Apesar do desejo do jogador de ter uma rotina discreta, as andanças do camisa 9 por Porto Alegre e Eldorado do Sul ganharam destaque nas redes sociais. Depois de estrear com três gols em menos de 45 minutos, feito que rendeu manchetes pelo mundo, uma visita ao supermercado com a família virou um dos assuntos mais comentados no Twitter no dia seguinte ao título da Recopa Gaúcha.
Mesma situação ocorreu quando o uruguaio também foi fotografado em uma revenda de carros na quarta-feira. Com a esposa Sofia Balbi e os filhos Delfina, Benjamin e Lautaro, a adaptação ao país e ao clube avançam rapidamente.
Pelo vínculo construído ainda na época das negociações, o vice de futebol, Paulo Caleffi, virou referência para a aclimatação de Suárez à Capital. É com o dirigente que o jogador busca sugestões de onde sair com a família para jantar ou realizar as tarefas do dia a dia. O celular de Caleffi apita algumas vezes ao dia por conta do novo contratado.
Uma das primeiras situações a ser resolvida foi a questão da moradia. A antiga casa de Douglas Costa em Eldorado do Sul tornou-se opção, mas as tratativas não passaram das conversas iniciais. Suárez optou pela privacidade ao escolher sua residência no Brasil. O jogador decidiu levar a família para um condomínio em Eldorado do Sul, onde desfruta de toda a infraestrutura para aproveitar as raras folgas com a mulher e os três filhos. A proximidade do CT Luiz Carvalho também foi levada em conta.
Um dos atrativos para escolher alugar uma casa no local é que ele conta com Lucas Leiva como vizinho. O volante também ajuda na adaptação do antigo companheiro de Liverpool a sua nova rotina. Mesmo em um condomínio em que há outros jogadores da dupla Gre-Nal, a casa atual dos Suárez virou atração.
No ambiente do CT Luiz Carvalho, o uruguaio está bem integrado aos colegas, funcionários e comissão técnica. Mesmo com apenas 16 dias em Porto Alegre, Suárez tenta se comunicar em português. Apesar do pouco tempo de clube, o destaque da conquista da Recopa Gaúcha mantém relação boa com a equipe de apoio aos atletas. Além dos estrangeiros, Thiago Santos e Diogo Barbosa são outros jogadores que rapidamente tiveram afinidades com o novo camisa 9.
A personalidade tranquila fora dos gramados se transforma quando se iniciam os treinos. Quem vive a rotina do CT Luiz Carvalho aponta que Suárez é uma das vozes mais ouvidas para orientar e cobrar os colegas. No vestiário da Arena, antes da partida contra o São Luiz, também se fez ser ouvido com cobranças por concentração e foco.
— A chegada de um jogador como ele, com a trajetória que ele tem, motiva todo mundo. Também ter chegado os outros jogadores que o torcedor gosta muito, que são apostas muito boas, deixaram todos com um ar novo. Estamos treinando para dar o melhor ao Grêmio —disse Kannemann em entrevista coletiva.
Outro ponto pedido de Suárez durante a negociação está próximo de acontecer. Benjamin, nove anos, e Lautaro, quatro, devem ser matriculados na escolinha do Grêmio. Mas como o mês de fevereiro é de recesso para as crianças, apenas em março será possível concluir o desejo do jogador de ter os filhos treinando no clube.
Após uma prévia contra o São Luiz, El Pistolero conhecerá a partir deste sábado (21) o que é o Gauchão. A previsão é de que o centroavante esteja entre os relacionados para a estreia do Grêmio na competição. O primeiro adversário será o Caxias, a partir das 16h30min, no Estádio Centenário.