O Grêmio monitora os movimentos do mercado por Bitello. O volante faz parte dos planos do clube para 2023, mas a tendência é de que a direção considere ofertas pelo jogador. O técnico Renato Portaluppi entende que o jovem é peça importante para o grupo, mas a necessidade de arrecadar recursos com vendas deve forçar o presidente Alberto Guerra a negociar o jovem.
Em sua primeira temporada como profissional, Bitello fez 48 jogos. Marcou 10 gols e deu três assistências. Mesmo com tarefas mais defensivas, terminou a Série B como vice-artilheiro do Grêmio com oito gols. Também recebeu o prêmio de melhor jogador do Gauchão deste ano.
O mercado mais provável de fazer uma investida por Bitello, na avaliação de fontes consultadas por GZH, é o dos Estados Unidos. A MLS, liga do país, mudou o perfil de contratações nos últimos anos e passou a investir em jovens com potencial de revenda. O volante completará 23 anos em 2022.
Clubes da liga americana tentaram a contratação do jogador em julho, mas foram rejeitados. Consultas de equipes da Europa também já foram feitas. Mas nenhuma das procuras veio dos principais centros do futebol europeu.
Por conta da abertura das janelas de transferências acontecer apenas partir de janeiro nos principais mercados do Exterior, a situação de Bitello só deve ter novidades no início do próximo ano. No caso dos Estados Unidos, o período de inscrições de reforços abre apenas no dia 31 de janeiro de 2023.
Mesmo que o mercado tenha sinalizado que Bitello é o principal ativo do Grêmio, é possível que o volante até participe de jogos pelo Gauchão antes de algum interessado efetuar uma proposta. A estimativa é de que o valor de mercado do volante esteja na casa dos US$ 5 milhões, aproximadamente R$ 26 milhões.