Com o encerramento do time de transição, o Grêmio liberou alguns atletas para outros clubes. É o caso de Thiago Rosa, 20 anos, que vestirá a camisa do Avaí na próxima temporada. O empréstimo será para dar experiência ao jovem, que dificilmente receberia oportunidades na Arena.
Para a lateral esquerda, o Grêmio tem três opções no grupo principal: Reinaldo (recém contratado), Diogo Barbosa (que pode ser negociado) e o jovem Cuiabano (promovido ao elenco profissional). Os três iniciam a pré-temporada no CT Luiz Carvalho.
Com isso, o estafe de Thiago Rosa optou por encontrar um novo clube para o jogador. O Avaí se prontificou para recebê-lo assumindo o pagamento de salários. A equipe catarinense disputará a Série B em 2023.
O lateral tem contrato com o Grêmio até o final de 2023. No entanto, o empréstimo tem a condição de renovação até o fim de 2024. Ou seja, se tiver bom desempenho pelo Avaí, Thiago Rosa pode estender o vínculo com o Tricolor por mais uma temporada.
Pelo elenco profissional do Grêmio, ele tem apenas duas partidas: uma pelo Gauchão, diante do Brasil-Pel, e outra pela Recopa Gaúcha, contra o Glória.