O Grêmio aposta em Renato Portaluppi para solucionar uma carência do grupo de jogadores: o atacante de lado efetivo. Para sanar a necessidade, o clube tenta viabilizar a vinda de Michael, do Al Hilal. A negociação é apontada como complexa, mas existe a confiança de que a relação entre técnico e jogador possa ajudar o Tricolor a finalizar as tratativas com sucesso.
A direção do Grêmio iniciou os primeiros movimentos nesta semana. A questão é que o Al Hilal não deseja negociar Michael. Então, a saída é tentar o empréstimo ou apresentar uma proposta de compra que seduza o clube da Arábia Saudita. Pela relação entre Michael e Renato, a negociação entre Grêmio e o jogador é apontada como de fácil solução.
A expectativa é de que a contratação de Michael reproduza o rendimento que o atacante teve sob o comando de Renato no Flamengo. Até a contratação do técnico em 2021, o jogador não tinha bom rendimento no clube carioca. Mas a chegada de Renato transformou isso.
— Quando o Renato chegou, ele conversou bastante comigo. Me tratava de um jeito e falava comigo de uma forma que me deixava animado e com mais vontade e confiança, com mais alegria. Quando eu cheguei no Flamengo, e no Goiás, eu já fazia algumas jogadas iguais, só que eu precisava de um carinho, de um conselho, então tenho muito a agradecer aos jogadores, ao Renato e à minha mulher — relatou Michael em entrevista ao SporTV, em 2021.
O atacante terminou 2021 com o prêmio de melhor atacante e craque do Brasileirão, com 14 gols marcados. Desde sua contratação pelo Al Hilal, em janeiro de 2022, Michael fez 27 jogos. O atacante marcou cinco gols e deu cinco assistências.