A vitória por 2 a 0 sobre o CSA na noite desta terça-feira (4) deixou o Grêmio mais próximo do retorno à Série A do Brasileirão. Restando cinco jogos para o encerramento da Série B, o clube precisa de pelo menos mais duas vitórias para confirmar o acesso. Para o técnico Renato Portaluppi, porém, não é o momento para estas projeções.
— A gente não pensa e não faz as contas. No momento, vamos de jogo a jogo. Demos um passo importante, mas os adversários abaixo de nós também venceram. O importante é que o Grêmio fez a parte dele. Não adianta projetar duas vitórias para estar na Série A, temos de pensar no Londrina, buscar um resultado positivo lá e ver o que acontece na rodada. E aí sim ver quantos pontos vão faltar — disse o treinador gremista.
O próximo confronto do Tricolor ocorre no sábado, diante do Londrina, no interior paranaense. Com 56 pontos, o Grêmio tem sete a mais que o Sport, quinto colocado com 49 pontos. Embora seja uma distância considerável, a ordem ao elenco é de não relaxar nesta reta final de competição.
— Não tem bobeira. Se bobeou, vai sair. Esse foi nosso papo na preleção e cobrei bastante. A gente não pode deixar para as últimas três rodadas, temos de subir logo, pois pode dificultar. Nosso objetivo é muito grande, em hipótese alguma vou admitir (que relaxem), e os jogadores têm essa consciência. Ninguém vai sentar e esperar as coisas acontecerem — destacou.
O 2 a 0 diante dos alagoanos foi o quinto jogo de Renato Portaluppi no retorno ao Grêmio. Construindo o placar logo nos primeiros 19 minutos de jogo, o time gremista teve tempo e encontrou espaços para trocar passes, estilo de jogo preferido do treinador, que frisou que tem dado ênfase a esta forma de atuar nos treinamentos.
— A confiança é tudo. A gente treina a parte tática durante a semana, eles entenderam como eu gosto, valorizando a posse de bola. A gente joga praticamente dentro do campo do adversário, treinamos bastante sufocar o adversário no campo deles. Depois, com os cuidados defensivos, tivemos chances de fazer o terceiro gol, sem correr riscos. Os jogadores me conhecem, sabem que eu gosto da posse de bola, mas com agressividade, não ficar tocando bola aqui atrás — comentou Renato.
Além do Londrina, o Grêmio ainda enfrentará Bahia, Náutico, Tombense e Brusque na Série B.