Uma das promessas do Grêmio voltou a perder espaço na Série B. Pedro Lucas, 20 anos, ficou de fora da lista de relacionados para as viagens contra Náutico e Tombense por decisão técnica. Mesmo sem um meia com as características dele na delegação, o técnico Renato Portaluppi optou por convocar Campaz e Janderson como opções ofensivas.
O retorno de Renato ao comando do grupo garantiu mais oportunidades para Pedro Lucas. O meia entrou durante os jogos contra Novorizontino, Sport e Sampaio Corrêa. No total, participou de 35 minutos na Série B. Além das partidas com o time principal, foi cedido para o grupo de transição e foi o grande destaque na goleada por 8 a 1 sobre o 12 Horas, quando marcou três gols.
O meia tem a parte técnica bem avaliada pela atual direção, mas o entendimento é de que jogador precisa dar uma melhor resposta anímica. A sugestão que será feita para a próxima gestão é pelo empréstimo do jogador para 2023. Assim, ele pode evoluir com mais minutos em campo. Como profissional, Pedro Lucas fez 18 jogos e tem um gol pelo Grêmio.