Dentro de campo, o Grêmio vive a reta final da Série B. Na vice-liderança da competição, com 53 pontos, o Tricolor está perto de confirmar o retorno à elite. Nesta terça (4), pela 33ª rodada, recebe o CSA, na Arena, em busca da manutenção da boa campanha em casa.
Fora das quatro linhas, o Tricolor espera pela realização das eleições presidenciais para colocar em prática o planejamento da próxima temporada. Uma das questões que precisam ser resolvidas diz respeito aos jogadores com contrato somente até o fim deste ano. Do atual elenco utilizado por Renato Portaluppi, 11 atletas se encontram nesta circunstância.
Entre os titulares que não têm presença garantida em 2023 estão os laterais Edílson e Nicolas, o meia-atacante Biel, além do centroavante Diego Souza, artilheiro gremista no ano. O zagueiro Kannemann, que conviveu com lesões em 2022, é outro que tem o futuro indefinido.
— Quando estivermos com tudo esclarecido, com o acesso garantido, vou chamar todos (os candidatos à presidência) e vamos tratar disso. O Kannemann voltou e voltou muito bem. Acho que cabe essa lucidez dos fatos. Todos nós queremos renovar com o Kannemann. Ele é um jogador fantástico, com o espírito do Grêmio — destacou o presidente Romildo Bolzan na última sexta-feira (30), após a partida diante do Sampaio Corrêa.
Em quatro situações, o Grêmio terá de negociar também com os clubes detentores dos direitos econômicos dos jogadores. São os casos dos laterais Rodrigo Ferreira e Nicolas, do meia Biel e do Janderson, que estão emprestados ao time gaúcho.
Jogadores do atual elenco com contrato somente até o fim da temporada
Goleiro
- Phelipe Megiolaro
Laterais
- Edílson
- Léo Gomes
- Rodrigo Ferreira (empréstimo junto ao Mirassol)
- Nicolas (empréstimo junto ao Athletico-PR)
Zagueiro
- Kannemann
Meia-atacante
- Biel (empréstimo junto ao Fluminense)
Atacantes
- Emerson
- Janderson (empréstimo junto ao Corinthians)
- Diego Souza
- Elkeson
Atletas emprestados para outros clubes com vínculo até o fim de 2022
- Felipe Albuquerque
- Juninho Capixaba*
- Paulo Miranda
- Everton Cardoso
- Diego Churín
*Até fevereiro de 2023